Exclusivo Leão rugiu como nunca: a revista de um 2021 histórico para o Sporting

Leão rugiu como nunca: a revista de um 2021 histórico para o Sporting
António Pires

Tópicos

Nunca antes o Sporting atingira cem pontos na liga num ano civil e nem um FC Porto invicto em 2021 conseguiu melhor que o Sporting. Nos 39 jogos disputados na Liga Bwin, a equipa de Amorim sofreu apenas uma derrota, com o Benfica, no jogo imediatamente a seguir a celebrar o título que colocou fim ao jejum que vinha de 2002

Entrámos em 2022 e o Sporting despediu-se de um 2021 inesquecível, desde logo porque foi no último ano que quebrou um longo jejum de conquistas no campeonato nacional que durava desde 2002. Um campeonato que se fosse jogado no ano civil o Sporting também teria ganho, depois de somar um recorde de 100 pontos nos 39 jogos realizados na Liga Bwin em 2021.

Este é, de resto, um sinal claro da força do leão que foi, inclusive, capaz de ficar à frente, por um ponto é certo, de um FC Porto que terminou o ano sem sofrer qualquer desaire para o campeonato. O Sporting de Amorim sofreu uma derrota (e antes deste ano apenas em duas ocasiões, 1947 e 1940, conseguira ter tão parco registo de derrotas), mas conseguiu 31 triunfos, contra 30 dos dragões, e ainda sete empates. Já o eterno rival Benfica acabou bem longe, com apenas 86 pontos no ano.