Sporting na Liga Europa: caminho pode ter tubarões, mas há espaço para otimismo

Sporting na Liga Europa: caminho pode ter tubarões, mas há espaço para otimismo

Leões ficaram colocados no pote 2 do sorteio que decorre esta sexta-feira, a partir das 12h00.

O Sporting fica esta sexta-feira a conhecer os seus adversários na fase de grupos da Liga Europa, pelas 12h00, em sorteio que se realiza no Mónaco, sabendo que terá pelo menos um peso pesado como rival, já que não conseguiu ascender ao Pote 1, dos cabeças de série, após a conclusão dos resultados do play-off de quinta-feira.

O Sporting, devido ao seu coeficiente que deriva dos resultados dos últimos anos, precisava nos encontros do play-off que dois de quatro clubes com coeficiente superior fossem eliminados (Zenit, Olympiacos, Sevilha e Basileia). No entanto, deste quarteto apenas o Basileia ficou pelo caminho, já que os outros três conseguiram eliminar da fase final o Molde, Burnley e o Sigma Olomouc e mantiveram a vaga no pote dos cabeças de série, relegando os leões para o "primeiro lugar" do pote 2 (ver abaixo).

Desta forma, o Sporting pode vir a ter clubes como Sevilha, Arsenal, Chelsea, Zenit ou Bayer Leverkusen como rivais num dos 12 grupos que serão sorteados (emblemas da mesma federação não podem coincidir no grupo e passam à fase seguinte os dois primeiros classificados de cada agrupamento). Na fase seguinte da prova juntam-se à Liga Europa os terceiros classificados dos grupos da Champions.

Ou seja, num plano teórico, o Sporting pode ficar colocado num grupo complicado com Chelsea, Leipzig e Rangers. Numa perspetiva mais otimista para o lado leonino, os leões poderão integrar uma "poule" com Anderlecht, Qarabag e Sarpsborg.

Eis a composição dos quatro potes da Liga Europa:

- Pote 1: Sevilha, Arsenal, Chelsea, Zenit, Leverkusen, Dínamo Kiev, Besiktas, Salzburgo, Olympiacos, Villarreal, Anderlecht e Lázio;

- Pote 2: Sporting, Ludogorets, Copenhaga, Marselha, Celtic, PAOK, Milan, Genk, Fenerbahçe, Krasnodar, Astana e Rapid Viena;

- Pote 3: Bétis, Qarabag, BATE Borisov, Dínamo Zagreb, Leipzig, Eintracht Frankfurt, Malmo, Spartak Moscovo, Standard Liège, Zurique, Bordéus e Rennes;

- Pote 4: Apollon Limassol, Rosenborg, Vorskla Poltava, Slavia Praga, Akhisar, Jablonec, AEK Larnaca, Vidi, Rangers, Dudelange, Spartak Trnava e Sarpsborg.