Vinculado até dezembro ao Guangzhou Evergrande, o internacional sérvio procura libertar-se de modo a negociar em definitivo as ofertas de Fenerbahçe, Galatasaray, Newcastle e Bétis.
Corpo do artigo
O Sporting já está a considerar outras opções no mercado para a posição de Gudelj. Segundo O JOGO apurou, os dirigentes leoninos foram informados de que a desejada continuidade de Gudelj no plantel da próxima temporada é inviável, isto devido às consideráveis propostas que o médio-defensivo recebeu até ao momento do ponto de vista financeiro.
Aliás, em Alvalade esse processo já é mesmo considerado praticamente como perdido, apesar de o próprio internacional sérvio ter afirmado que admitia baixar o vencimento para se manter no Sporting, isto depois de obter a igualmente desejada desvinculação do Guangzhou Evergrande, emblema chinês ao qual está vinculado até dezembro, existindo ainda uma cláusula de opção de extensão do acordo por mais uma época - a qual não é certo que não seja exercida.
É que, como O JOGO oportunamente deu conta, as ofertas avançadas a Gudelj permitem que este mantenha um nível salarial ligeiramente mais baixo do que os cerca de cinco milhões de euros livres de impostos que aufere no Guangzhou, mesmo sendo provenientes da Europa.
11038683
Em causa estão os números propostos por Fenerbahçe, Galatasaray, Newcastle e Bétis, por exemplo, que conjugam salários não muito distantes de três milhões de euros livres de impostos com prémios de assinatura condizentes com o estatuto de um jogador livre, condição pela qual Gudelj ainda vai lutar com o Guangzhou numa reunião agendada para a próxima semana.
Ora, o Sporting, consciente das suas limitações financeiras - até porque o teto salarial é para nivelar na ordem de um milhão de euros limpos por época -, procura soluções mais condizentes com a sua carteira, considerando o reforço da posição para a qual conta, numa primeira análise, com Idrissa Doumbia e Eduardo (ver peça à parte).
É certo que a vontade de Marcel Keizer poderia ser determinante junto do jogador, e este chegou mesmo a conversar com o técnico, ouvindo do próprio os planos que tinha para ele na próxima temporada, contudo os valores monetários pesam necessariamente mais e também a atratividade de alguns dos campeonatos, como o inglês ou espanhol, é superior à do português, onde Gudelj se apresentou a um nível assinalável. Para já, os leões estão noutras frentes, como as contratações de Eduardo, Rosier e Robertone, assim como na transferência de Bruno Fernandes para o exterior, mas o reforço de uma alternativa para a vaga que Gudelj deverá deixar em aberto está em cima da mesa da administração da SAD.
11036272
Doumbia e Battaglia são opções
O meio-campo do Sporting deverá conhecer alterações significativas e, para a posição de Gudelj, o treinador Marcel Keizer tem ao seu dispor, entre o atual elenco, Idrissa Doumbia e eventualmente Battaglia - também ele sujeito a uma transferência -, considerando ainda o não anunciado Eduardo (ver página seguinte); o médio que representou o Belenenses SAD na derradeira temporada pode evoluir como seis e oito. Aliás, a polivalência de Eduardo nas três posições do meio-campo foi uma mais-valia considerada pelos dirigentes leoninos.