Rei dos penáltis na Europa mora em Portugal e os números impressionam

Rei dos penáltis na Europa mora em Portugal e os números impressionam

Nas ligas europeias ninguém converteu 12 penas máximas. Mais que Benfica, FC Porto e Braga juntos.

Não há na Europa quem marque tantos penáltis como o Sporting no campeonato: 12. Há mais três emblemas europeus com 12 penáltis apontados na principal prova do seu país, como se pode constatar no quadro em anexo, mas nenhum tem a eficácia leonina, que é total.

De 77 grandes penalidades assinaladas na Liga na época em curso, 12 foram a favor do Sporting, o que representa 15%. Curiosamente, os leões somam mais penáltis do que os três clubes juntos que estão à frente na classificação: o Benfica teve cinco (marcou três), o Braga quatro (converteu todas) e o FC Porto dispôs de uma (que falhou). Este trio em conjunto só chega às 10!

Os comandados de Keizer (também de José Peseiro e Tiago Fernandes antes da chegada do holandês) já beneficiaram do dobro das grandes penalidades que os seus perseguidores na tabela de penáltis, pois seguem-se mais cinco clubes (Chaves, Nacional, Belenenses, V. Guimarães e Portimonense) com seis. Em termos de pontuação, os 12 penáltis, que foram distribuídos por onze encontros, já renderam ao leão 11 pontos dos 52 que têm na prova. Quatro não deram para chegar ao empate ou passar do empate para a vitória. Refira-se que o Sporting já dispôs ainda de mais dois penáltis esta época no tempo regulamentar dos jogos (sem contabilizar os desempates por penálti na final-four da Taça da Liga), ambos convertidos: um na Liga Europa frente ao Qarabag e outro na Taça da Liga contra o FC Porto.