Leões no "top 5" europeu da formação

Leões no "top 5" europeu da formação
Filipe Alexandre Dias

Tópicos

Um estudo aponta o Sporting como um exemplo a seguir no que toca à formação de jogadores. Investimento é de cinco milhões por ano, o quinto maior da Europa.

O Sporting foi ontem o único emblema português citado pela Associação de Clubes Europeus (ECA) num estudo promovido por esta entidade subordinado aos melhores exemplos de trabalho na formação e respetivos custos. O labor desenvolvido na Academia, em Alcochete, implica a aplicação de 5 milhões de euros por ano por parte dos leões, que surgem na quinta posição, atrás de Barcelona (dez milhões, sem incluir sub-19 e equipa B); Ajax (seis milhões); Inter de Milão (seis milhões) e Lens (seis milhões).

Numa exposição detalhada acerca de todo funcionamento e logística da proficiente "cantera" leonina, desde a folha de encargos até às regras de conduta para atletas, o Sporting é notado no relatório da ECA por ser o único clube que formou dois jogadores eleitos com o prémio da FIFA para o melhor jogador do planeta, Figo e Cristiano Ronaldo. O descobrimento, evolução e integração de jovens no futebol verde e branco é, à luz do estudo em questão, considerado exemplar.