FIFA começa temporada com campeonato

FIFA começa temporada com campeonato

O Regulamento sobre o Estatuto e Transferência de jogadores define temporada como "o período que se inicia com o primeiro jogo oficial do respetivo campeonato nacional". Por isso, os leões acreditam que podem utilizar Niculae.

O Sporting agarra-se ao Regulamento da FIFA sobre o Estatuto e a Transferência de Jogadores para defender que pode inscrever e utilizar Marius Niculae ainda esta temporada. E tudo por causa da definição de "temporada", que parece dar validade à pretensão dos leões.

No preâmbulo destas regras, que se aplicam "ao nível nacional e deverão ser cumpridas sem qualquer alteração", o artigo 9 define temporada como "o período se que inicia com o primeiro jogo oficial do respetivo campeonato nacional da liga e que termina com o último jogo oficial dessa mesma liga". Como Marius Niculae representou o Dínamo de Bucareste a 14 de julho, ainda antes do início do campeonato romeno, os leões defendem que essa partida foi fora da temporada em curso.

O ponto 3 do artigo 5 do mesmo regulamento é que tem sido usado como argumento dos que defendem que Niculae não poderá representar outro clube, pois já jogou por Dínamo e Vaslui. "Os jogadores poderão estar registados no máximo em três diferentes clubes durante uma só temporada. Durante este período, o jogador apenas poderá estar inscrito para realizar jogos oficiais em representação de dois clubes", refere.