Mesmo estando ciente que não será fácil concretizar uma eventual transferência, Frederico Varandas não abdica do sonho e procura realizá-lo.
Corpo do artigo
É numa conjuntura muito particular que Frederico Varandas estuda com Hugo Viana a forma mais viável de concretizar uma operação que ambos sabem ser de difícil concretização, o que não invalida que esteja a ser tentada: o resgate de João Mário ao Inter de Milão, clube para o qual o médio se transferiu em 2016.
O presidente do Sporting, assim como o seu diretor desportivo, vê-se na iminência de perder a sua principal referência na criação de jogo da equipa - e no capítulo da finalização, já agora -, Bruno Fernandes, e olha para a possibilidade de conseguir o regresso de João Mário a Alvalade como a melhor solução para gerir os danos causados pela pouco menos que inevitável saída do influente capitão.
O médio de 26 anos, recorde-se, não tem tido vida fácil no Inter de Milão. Assinou pelos nerazzurri já campeão europeu por Portugal, em 2016, deixando 40 milhões de euros em Alvalade. Essa primeira época foi algo conturbada - o Inter teve três treinadores nessa época: Frank de Boer, Stefano Vecchi e Stefano Pioli - e João Mário fez 32 jogos (23 dos quais como titular) e marcou três golos. Na temporada que se seguiu, já sob o comando de Luciano Spalletti, começou por fazer 15 jogos pelo Inter, mas só iniciou seis; rumou a Inglaterra em janeiro, para representar o West Ham por empréstimo: foi a jogo por 13 ocasiões, 12 como titular. Na campanha que agora terminou, João Mário foi chamado a jogo 22 vezes por Spalletti, 13 delas na condição de titular. Foi o autor de um golo na época.
Nos últimos dias, o "Corriere dello Sport" dava conta que João Mário e Borja Valero não entravam nos planos de Antonio Conte, o novo timoneiro nerazzurro, que pretenderá montar a equipa em 3x5x2. O nome do médio formado e agora pretendido pelo Sporting tem sido ultimamente associado aos ingleses do Everton, comandados por Marco Silva... que lançou João Mário na equipa principal leonina.
A julgar pela avaliação feita pelo portal especializado no mercado Transfermarkt, João Mário está atualmente avaliado em 20 milhões de euros. Tem contrato até 2021. Varandas vai tentar o empréstimo.
Queda livre em Itália atirou-o para fora das escolhas de Santos
Longe de conseguir a afirmação plena no Inter, ao cabo da terceira temporada ao serviço do emblema de Milão, João Mário acabou por vir a perder espaço também na seleção. Figura nuclear da equipa que se sagrou campeão da Europa em França, em 2016, foi mantendo esse estatuto no decorrer da campanha de apuramento para o Mundial de 2018 e mesmo na fase final disputada na Rússia. Nos dois jogos realizados este ano para a qualificação para o Europeu, entrou a três minutos do fim na partida contra a Ucrânia e frente à Sérvia nem saiu do banco. Por fim, a derradeira confirmação: ficou de fora das escolhas de Fernando Santos para a Liga das Nações. Face à enorme versatilidade e capacidade de desempenhar diversas funções em campo, João Mário poderia ter em Alvalade o espaço ideal para relançar a carreira.
10965791