Defesa e atacante em contrarrelógio para ir à Alemanha, na próxima jornada da Champions.
Corpo do artigo
Gonçalo Inácio e Pedro Gonçalves são praticamente cartas fora do baralho para a receção ao Marítimo, de sexta-feira, e estão a ser geridos com pinças para que possam estar em pleno contra o Dortmund, na segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, na próxima terça-feira.
O foco da estrutura leonina e dos jogadores é que possam dar o seu contributo contra os alemães, algo considerado fundamental para que o Sporting se apresente na máxima força e possa, assim, recuperar da "forte pancada" (expressão utilizada pelo técnico Rúben Amorim) sofrido às mãos do Ajax (derrota por 1-5 em Alvalade).
Pedro Gonçalves, com uma inflamação no pé esquerdo desde o início do mês, já perdeu os desafios contra o FCPorto, Ajax e Estoril. Está previsto que ainda esta semana comece a treinar no relvado, mas a sua utilização contra os insulares na Liga Bwin não será forçada para evitar recaídas ou agravamento da lesão.
Quanto a Gonçalo Inácio, falhou o clássico e recuperou para defrontar o Ajax, partida na qual acabou por sofrer nova lesão (entorse traumática na tibiotársica direita). A paragem prevista é de semanas e, como tal, a sua recuperação para defrontar os alemães na terça-feira é difícil e dependerá da resposta aos tratamentos nos próximos dias. Até ao momento, refira-se, a dupla tem feito apenas tratamento.
Antes da deslocação ao campo do Estoril, Rúben Amorim abordou a evolução da recuperação dos dois jogadores, sem rodeios, recordando a importância de poder contar com eles a longo prazo e de não comprometer o futuro: "O Inácio não está para este jogo [Estoril] nem estará no próximo [Marítimo], vai demorar um bocadinho. O Pote também não vai estar. Não quero fazer de médico, mas o Pote ainda nem começou no campo. Não aceleramos nada, vivemos dos jovens e precisamos que estejam no seu melhor. Estarão outros que vão estar preparados e que precisam destes momentos."
A humilhação às mãos do Ajax agravou a necessidade de recuperação do central titular de Amorim e do homem-golo. A partida será importante para os leões não perderem o comboio na classificação, para melhorarem a imagem internacional... e amealharem milhões.