Os dez dispensados do Sporting que se apresentaram na Academia... e o ausente

Petrovic e Alan Ruiz, aqui numa pré-época com Jesus, estão fora das contas

 foto Filipe Amorim/Global Imagens

Um dia após a comitiva ter partido para estágio, quem não conta apresentou-se ao serviço em Alcochete.

Foram dez os jogadores contratualmente ligados ao Sporting que ontem se apresentaram ao serviço na Academia: tratam-se dos futebolistas dispensados para a nova época, mas que ainda assim tiveram ordem para se dirigir ao centro de treinos, onde nos próximos dias vão exercitar-se à parte para manter a forma, isto enquanto não têm a sua situação resolvida. O principal destaque entre esta dezena vai... para uma ausência, a de Alan Ruiz, avançado argentino que esteve emprestado ao Aldosivie e que continua a ter ordem da SAD para procurar um futuro longe do leão.

Voltando a quem se apresentou, o guarda-redes Viviano, os defesas André Geraldes, André Pinto e Jefferson, os médios Petrovic, Wallyson, Ryan Gauld, assim como os avançados Carlos Mané, Iuri Medeiros e Leonardo Ruiz cruzaram os portões da Academia bem cedo e ali fizeram os primeiros testes físicos, trâmite habitual na pré-temporada. Com a equipa principal na Suíça até domingo, dia 14, estes atletas treinar-se-ão num dos campos da área da formação com a ajuda de preparadores físicos da casa, não estando excluída a possibilidade de algum se juntar, por necessidade, à equipa de sub-23 dos verdes e brancos, hoje dirigida por Leonel Pontes.

Certo é que todos têm guia de marcha e o Sporting, em estreita ligação com os respetivos agentes, está a tentar providenciar saídas rápidas, salvaguardando, sempre, proveitos substanciais com vendas ou empréstimos, podendo também incluí-los em negócios que ainda faça no presente defeso. Para além destas eventuais receitas, importa de igual forma à SAD emagrecer a sua folha salarial, dado que muitos destes jogadores implicam ordenados altos, como acontece com Viviano. O guardião, emprestado à SPAL na segunda metade da última época, aufere cerca de um milhão de euros líquidos por época (falta-lhe cumprir um ano de contrato).

Deste grupo, e para além de Viviano, do último plantel fizeram parte André Pinto, Jefferson, Petrovic e Carlos Mané. André Geraldes esteve emprestado ao Sporting Gijón, Wallyson ao Estoril, Gauld rodou por Farense e Hibernian, Iuri pelo Génova e o Légia Varsóvia e Leonardo Ruiz foi cedido ao Zorya.