"Porro? Foi preço de saldo. Não há outro internacional espanhol que custe isso"

Porro fica ligado ao Sporting até 2025

 foto Sporting Clube de Portugal

Nélson, antigo defesa português

Pedro Porro assinou um contrato com o Sporting válido até 2025, depois de o clube leonino ter acionado a opção de compra. Nélson, antigo lateral-direito de FC Porto e Sporting, diz que se trata de um grande negócio.

1 Renovar com Porro era essencial para a manutenção do projeto desportivo do clube?
-Eu diria que era obrigatório renovar contrato com o Pedro Porro. Acrescenta coisas à equipa que normalmente os laterais não têm, nomeadamente golo. Não vou enumerar todas as suas qualidades, mas todos sabemos que cruza bem, é agressivo na abordagem dos lances, faz todo o corredor e nos tempos que correm isso é determinante para o sucesso de uma equipa. É internacional A espanhol e isso, por si só, certifica a decisão do Sporting. Além disso, é um excelente ativo, pois pode ser vendido a qualquer momento e por valores elevados. É um jogador com mercado. Em suma, penso que o Sporting só poderia ter tomado esta decisão para tentar recuperar o título de campeão nacional. Foi sem qualquer dúvida, uma belíssima aposta.

2 Parece-lhe que pagar 8,5 milhões de euros pelo lateral espanhol foi um bom negócio?
-Compraram o Porro a preço de saldo. Não há nenhum internacional A espanhol bem cotado que custe 8,5 milhões de euros. Foi uma oportunidade de ouro. Além disso, defende bem. Só lhe falta o jogo aéreo, mas é um jogador de baixa estatura e estão lá outros para cumprir essa tarefa. Para mim, é um jogador completo e o melhor a atuar em Portugal. O Grimaldo, por exemplo, também é um excelente lateral, mas agora estamos a falar de jogadores que atuam no lado direito. Penso que o Benfica e o FC Porto não têm laterais consistentes na direita.

3 Esta renovação tira ainda mais espaço a Ricardo Esgaio. Concorda-?
-Em certos aspetos, até é parecido com o Porro. Mas o Esgaio é um jogador polivalente. Não estou a ver o Porro, por exemplo, a jogar à esquerda. Aliás, parece-me que quando Amorim pediu para contratarem o Esgaio ao Sporting de Braga foi a pensar na sua polivalência e não para ser apenas o substituto de Porro. Ele pode jogar a central, como já aconteceu, a lateral-direito, a lateral-esquerdo e no meio-campo. Penso que foi pensando na sua polivalência que o Amorim pediu a sua aquisição. Aliás, ele este ano fez muitos jogos. A perspetiva quando foi contratado era outra.