A pontaria de Bas Dost custa mais ao Sporting

A pontaria de Bas Dost custa mais ao Sporting
João Sanches/Rafael Toucedo

Tópicos

Holandês chegou ao Sporting por 10 milhões de euros e com mais um total de dois milhões possíveis, em parcelas, condicionado à performance

Bas Dost está a impressionar na temporada de estreia em Alvalade e a justificar rasgados elogios, mas a ajuda que o holandês está a dar ao clube para alcançar os seus objetivos trará custos para a SAD verde e branca. É que além dos 10 milhões de euros que o Sporting acordou com o Wolfsburgo para a transferência do ponta de lança, o contrato prevê o pagamento até dois milhões de euros adicionais mediante a obtenção de determinadas metas, sendo que, apurou O JOGO, uma despesa de mais 500 mil euros já está garantida, relativa ao facto de Dost já ter disputado 20 e 30 jogos pelo clube (250 mil euros por cada um dos citados registos, sendo que o primeiro foi atingido com o Varzim, a 30 de dezembro de 2016, e o segundo com o Estoril, a 25 de fevereiro).

Nas próximas semanas, dada a almofada de oito pontos que os leões têm de vantagem sobre o perseguidor V. Guimarães, ficará definido o pagamento de mais 500 mil euros, referentes à qualificação para a pré-eliminatória - ou fase de grupos - da Liga dos Campeões. Época a época e até um máximo adicional de dois milhões de euros, os leões pagarão mais 500 mil euros por chegar à Champions, descendo a verba a pagar aos alemães para 250 mil euros se for para a Liga Europa.

Curiosamente, o número de golos apontados e a eventual conquista da Bota de Ouro não constam nas contrapartidas extra inseridas no contrato entre os dois clubes.

Um dos jogadores mais representativos da história do Sporting, Luís Figo concedeu uma entrevista ao jornal holandês "De Telegraaf" na qual elogiou precisamente o camisola 28 leonino, considerando, contudo, que a sua etapa em Alvalade será curta fruto da eficácia que está a revelar e que o levará rumo a outras paragens: "Acompanho o Sporting onde quer que esteja, é o clube que está no meu coração. O Bas Dost está a fazer uma grande temporada. É particularmente inteligente, creio que não o veremos muito mais tempo em Portugal... É um verdadeiro matador."