Torre para filmar os treinos

O dedo do espanhol já ergueu uma estrutura rara no meio dos relvados do Centro de Treinos. A ideia é poder rever tudo o que se trabalha e focar pormenores que escapam ao trabalho do terreno

O FC Porto só começa amanhã a trabalhar, mas Julen Lopetegui já está na cidade há alguns dias. Ontem foi dos primeiros a chegar ao Olival e, não bastasse o carro com matrícula espanhola para o denunciar, notou-se algo bem mais evidente a remeter imediatamente para o técnico espanhol: uma torre erguida no meio dos campos de treino. Foi Lopetegui que pediu à SAD a sua construção com um objetivo único: ter a possibilidade de observar e filmar os treinos de um ponto mais elevado, com a maior abrangência que daí advém. Assim, nenhum pormenor lhe escapará quando estiver a rever a sessão que orientou.

A torre de controlo, chamemos-lhe assim, tem dois patamares. O mais baixo com cerca de dois metros. O outro com quase o dobro. A equipa audiovisual do clube pode assim montar os vídeos a partir de dois planos, um mais fechado, outro mais aberto. Não se sabe se Lopetegui já usava este método na seleção espanhola, mas em Portugal é uma novidade quase absoluta. Não a filmagem de treinos, mas a construção de um suporte como este mesmo no meio do relvado, de forma a permitir visualizar em perfeitas condições qualquer um dos campos de treino.

De resto, o treinador deteve-se à conversa com Luís Castro durante alguns minutos antes do treino e desejou-lhe sorte para a nova época que ontem a equipa B iniciou. Hoje, o espanhol voltará para o Olival para afinar os últimos pormenores da pré-temporada que arranca amanhã. Sempre debaixo do olhar do novo Big Brother que se instalou no Centro de Treinos.