Sérgio Conceição mantém Fábio Silva por perto

Sérgio Conceição mantém Fábio Silva por perto
Bruno Filipe Monteiro

Tópicos

Avançado era para baixar à equipa B para jogar, mas tem sido chamado regularmente aos jogos da equipa principal

O plano de crescimento traçado para Fábio Silva era simples: o avançado realizaria a pré-temporada com a equipa principal, trabalharia diariamente com o grupo para ir evoluindo com desafios constantes e ao fim de semana seria cedido à equipa B para jogar regulamente. Nesta altura, porém, a última parte desse plano encontra-se em stand by.

O desenvolvimento revelado pelo jovem de 17 anos, aliado ao menor fulgor de Aboubakar em termos físicos, levam Sérgio Conceição a optar por tê-lo sempre por perto. O treinador convocou-o para os seis jogos efetuados até ao momento pelo FC Porto, levou-o para o banco de suplentes em cinco e até já o lançou em dois: com o Gil Vicente (11 minutos) e o V. Setúbal (12 minutos). Nesta fase, nem a cedência do jovem atacante aos sub-19 para a defesa do título conquistado na última edição da Youth League é um dado adquirido, uma vez que as datas e os locais dos jogos são divergentes dos da equipa principal, pelo facto de esta ter falhado a qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Tal como Tomás Esteves, que tem cumprido à risca o plano devido ao excesso de opções para o lado direito com o recuo de Corona, Fábio ainda tem idade de júnior. Contudo, a integração no plantel principal surgiu com naturalidade, ao ponto de ter criado laços de amizade com Soares, que na última época foi o melhor marcador da equipa.