Pinto da Costa e o programa gravado na Luz: "É para mim um prazer poder estar aqui"

Pinto da Costa e o programa gravado na Luz: "É para mim um prazer poder estar aqui"
Ana Luísa Magalhães

Tópicos

Parte do episódio desta sexta-feira da série "Ironias do Destino" foi gravado no Estádio da Luz.

O episódio desta sexta-feira da série "Ironias do Destino" era um dos mais aguardados, por ter sido revelado que as gravações passaram pelo Estádio da Luz, mas só uma pequena parte deste capítulo de dez minutos teve a casa do Benfica como pano de fundo.

A poucas horas do pontapé de saída do Benfica-FC Porto do dia 6 de maio, Pinto da Costa, num camarote da Luz, evocou uma "grande rivalidade", mas sobretudo "sadia e muito boa".

No camarote do Estádio da Luz e a rivalidade sã: "O Benfica é o grande clube que todos sabemos, um é o grande clube de Lisboa, o outro é o grande clube do Porto e, como é normal em todos os países, entre a capital e a segunda cidade há sempre uma grande rivalidade, como Barcelona e Real Madrid. Naturalmente que, ao longo da história, os dois clubes têm sido verdadeiramente rivais, às vezes com melhores períodos, com altos e baixos nesse relacionamento, mas não podemos esquecer que, por exemplo, já é tradicional um entendimento entre os clubes. O FC Porto é que inaugurou o Estádio da Luz, o Benfica é que inaugurou o Estádio das Antas e, no rebaixamento, foi o Benfica que foi lá jogar e nós fomos à inauguração do terceiro anel, no antigo estádio. Portanto isto demonstra que os clubes, mesmo rivais, se respeitam e reconhecem mutuamente a grandeza do outro."

Boas memórias e outras nem tanto: "Naturalmente que um FC Porto-Benfica é sentido de forma especial por jogadores e adeptos. Deste estádio e dos antigos temos boas recordações e temos más. Talvez o auge tenha sido naquela Supertaça que vencemos na Luz por 5-0. Já aqui vencemos um campeonato, portanto temos boas memórias como também houve derrotas, no futebol é assim, num dia ganha-se, noutro perde-se. O que é preciso é que, no cômputo geral, o clube não saia diminuído e acho que, nos confrontos entre FC Porto e Benfica, está equilibrado. Esta rivalidade é sadia, muito boa e é para mim um prazer poder estar aqui a fazer esta conversa, em pleno Estádio da Luz, antes de mais um jogo. Um jogo que vai ser rijamente disputado, mas que não interfere na possibilidade de estarmos aqui a conviver."