"Para ganhar no FC Porto, temos de correr muito mais do que os nossos adversários"

"Para ganhar no FC Porto, temos de correr muito mais do que os nossos adversários"

Entrevista de Pepe à revista "Dragões", onde o central portista aborda o passado, o presente e o futuro da passagem pela Invicta.

O trabalho a mais no FC Porto: "Para poder ganhar no FC Porto temos de correr mais do que os nossos adversários. Muito mais. Identifico-me muito com esse espírito aqui do Norte, que também é o de Portugal. Nós somos um povo humilde, trabalhador, que nunca vira a cara ao trabalho e que acredita muito nas nossas capacidades. Senti isso desde a minha primeira passagem pelo FC Porto. Aqui, no FC Porto, para podermos ganhar temos de correr mais, de lutar mais e de fazer sempre mais do que os adversários para conseguirmos títulos ano após ano. Muita gente pensa que é fácil, mas não é. Esse é o espírito da nossa região Norte, onde vive malta trabalhadora que arregaça as mangas quando tem de ser e independentemente de quem estiver do outro lado."

Esforço e ausência de paragem na pandemia: "Poderia falar muito sobre isso, mas vou dizer algo que vai deixar tudo bem claro: praticamente todos os clubes pararam durante a pandemia. Dez dias, uma semana, quase todos fizeram umas miniférias. Nós, no FC Porto, trabalhámos todos os dias e treinámos todos os dias em casa. Imaginem o quão difícil é seguir um plano de treino diário sem sair de casa e depois juntar toda a gente duas ou três vezes por semana no Zoom para debater lances que já tinham ocorrido durante a época. Tudo para percebermos como poderíamos melhorar e como poderíamos aperfeiçoar os nossos movimentos. Enquanto os outros estavam a descansar, nós estávamos a trabalhar. Treinávamos de segunda a sábado e tínhamos o domingo livre, mas, no sábado, simulávamos o esforço de um jogo. Tínhamos de apresentar os níveis físicos certos e nisso o nosso staff foi impressionante. Fazíamos um jogo de 90 minutos a treinar dentro de casa. Com esse brio, típico do nosso povo aqui do Porto, demos a volta a esse campeonato."