"O meu objetivo é chegar à equipa principal do FC Porto e ir ao Mundial de sub-20"

"O meu objetivo é chegar à equipa principal do FC Porto e ir ao Mundial de sub-20"
Bruno Filipe Monteiro

Tópicos

Johan Gómez, extremo norte-americano de 19 anos, estreou-se com um golo pela equipa B dos dragões - na goleada sobre o Vizela (4-1) - e traça a meta para a nova temporada.

Vida em Portugal, adaptação e a pandemia: "Os casos de covid têm subido, por isso, temos feito mais testes e essas coisas. Tem sido esquisito. Mas a adaptação tem sido mais simples para mim do que para outros, porque o português é parecido com o espanhol e, por isso, não existiu tanto aquela barreira linguística. Mas em relação ao estilo de jogo e à intensidade, sinto que todos os dias é uma batalha. Se calhar, na América, podes tirar alguns dias de folga, mas aqui não podes. Se fizeres isso, vais ser o pior no campo e obviamente nunca queres isso. A diferença é grande, mas este é o meu segundo ano cá e estou mais preparado mental e fisicamente para esta época".

Objetivo para 2020/21: "De vez em quando temos reuniões individuais, para acompanhar a nossa progressão e coisas assim. Tipicamente sou uma espécie de 9, mas este ano estou a jogar um pouco mais atrás, tipo um 9 falso, porque disseram que é algo que a equipa principal não tem e que se conseguisse evoluir nessa posição teria uma boa chance, porque muitas vezes, especialmente na equipa principal, usam aqueles jogadores mais fortes para jogar a ponta de lança e precisam de alguém para jogar atrás, porque habitualmente jogam em 4x4x2. Sim, o meu objetivo é chegar ao plantel da equipa principal e jogar o Mundial de sub-20 no final da época".

Estilo de jogo em Portugal: "Neste momento jogo na II Liga de Portugal, com a equipa B, e diria que o estilo é muito combativo. Fizemos alguns jogos amigáveis com equipas da nossa divisão e dominámos o jogo por completo, mas sabem jogar contra equipas mais novas e mais técnicas como a nossa, acabam por atacar-nos e perdemos por 1-0 ou 2-1".

[Johan Gómez falou no podcast "Keeping It Simple"]