Desejo da Roma reacendeu-se a pedido de Mourinho. Empréstimo com cláusula de compra obrigatória debatido.
Corpo do artigo
O namoro que Sérgio Oliveira manteve com a Roma durante o verão reacendeu-se com a abertura do mercado de transferências e tem boas hipóteses de acabar em casamento até 31 de janeiro.
Os dirigentes do clube italiano estão apostados em oferecer a José Mourinho as melhores condições para atacar os lugares de acesso à Liga dos Campeões e, segundo informações recolhidas por O JOGO, partiu do próprio treinador o pedido para ter o médio do FC Porto.
As conversas entre as duas partes já arrancaram, tendo como base um contrato de empréstimo para os próximos seis meses, contemplando uma cláusula de compra obrigatória a exercer no final deste período.
Ao que o nosso jornal apurou ainda, os valores de compra iniciais que se encontram a ser debatidos variam entre os 10 e os 13 milhões de euros, mas o bolo final poderia atingir os 20 M€ mediante a concretização de alguns objetivos, como o número de jogos, o apuramento para as provas europeias, entre outros.
Os detalhes continuarão a ser discutidos nos próximos dias, com a intermediação de Jorge Mendes, mas a operação é vista com bons olhos por todas as partes envolvidas. De resto, a possibilidade de Sérgio Oliveira rumar à Roma já tinha sido abordada nas últimas horas do mercado de verão, na altura num negócio que poderia também envolver Tomás Esteves. Por falta de tempo e não só, o acordo não se concretizou - assim como outro, com a Fiorentina, em que Corona estaria envolvido -, mas a porta ficou sempre entreaberta para o futuro. Oliveira entretanto começou a somar minutos no FC Porto, deu novamente nas vistas na Liga dos Campeões - já o havia feito em 2020/21, marcando à Juventus - e ressuscitou o interesse do Mourinho, que o defrontou durante a pré-temporada e olha para ele também numa perspetiva de futuro. Apesar de estar com 29 anos, o internacional português ainda tem muitas épocas pela frente, especialmente num campeonato como o italiano, e a mudança para Roma seria ouro sobre azul, depois de Vitinha ter assumido uma posição de destaque ao longo do mês de dezembro e lhe ter retirado algum tempo de jogo. No Olímpico, Sérgio não só poderia recuperar a regularidade da época passada, que lhe valeu a conquista do Dragão de Ouro de Futebolista do Ano, como voltar a chamar a atenção de Fernando Santos, quando a Seleção Nacional ainda sonha com uma presença no Campeonato do Mundo, que arrancará em novembro.
Mourinho admite reforço... por empréstimo
O desejo de reforçar o plantel já havia sido anunciado por José Mourinho ao início da tarde de ontem. O treinador da Roma foi ao ponto de divulgar o plano de ataque para este mercado, em que as equipas ainda estão a tentar levantar-se da queda financeira provocada pelo aparecimento da pandemia. "Toda a gente conhece a nossa postura no mercado. Não podemos gastar verbas como a Atalanta e a Fiorentina estão a oferecer em janeiro. Por isso, temos de procurar um ou dois jogadores por empréstimo para melhorar o equilíbrio do plantel", declarou o treinador português, longe de imaginar que o desejo de ter Sérgio Oliveira seria público volvidas algumas horas. Agora só lhe resta cruzar os dedos e esperar que as sensações positivas com que as duas partes terminaram as primeiras conversas resultem num acordo.