Loum não foi aos Açores por testar positivo à covid-19

Loum não foi aos Açores por testar positivo à covid-19
André Morais

Tópicos

Loum está isolado e assintomático. Caso conhecido sexta-feira, dia da partida para os Açores.

Mamadou Loum testou positivo à covid-19 e, por isso, ficou fora do jogo de sábado e estará, seguramente, afastado também do Manchester City (terça-feira) e, depois, da receção ao Tondela (sábado). Pelo menos...

A ausência do senegalês da lista de convocados do FC Porto não teria sido uma surpresa grande, tendo em conta a pouca utilização do médio por parte de Sérgio Conceição. Mas o técnico levou 26 jogadores ao Açores, três guarda-redes, os 22 jogadores disponíveis e ainda Pepe, que já se sabe estar indisponível, pelo que só por um motivo de força maior impediria Loum de viajar. O JOGO apurou ser, afinal, um resultado positivo na habitual testagem para despiste de covid-19, antes do jogo.

O jogador soube na sexta-feira de manhã e já nem treinou. Totalmente assintomático, seguiu de imediato para isolamento e vai manter-se em casa durante o tempo determinado pela DGS para casos similares. O FC Porto tratou de informar a Liga, a FPF, a DGS e a autoridade regional de saúde, como manda o protocolo.

O resto da equipa volta a fazer testes este domingo, para despistar qualquer outro caso, tendo em vista o próximo jogo, com o City, terça-feira, para a Liga dos Campeões. Aliás, por culpa da frequência de jogos e de um calendário sobrelotado, os dragões têm realizado sempre entre dois a três testes por semana, o que permite ir vigiando todos os jogadores e isolar de imediato qualquer positivo, como foi o caso, sem grande risco de contágio. Este é o primeiro caso na equipa principal dos dragões.