"Lopetegui devia ter falado em privado"

"Lopetegui devia ter falado em privado"

O antigo colega do treinador espanhol Xavier Juliá explica o comportamento do técnico dos dragões com a pressão que vive no FC Porto, similar à vivida no Real Madrid e Barcelona

Xavier Juliá, presidente da Associação de Treinadores de Futebol de Espanha (ATFE), entende que Julen Lopetegui não deveria ter confrontado Jorge Jesus no relvado após o clássico. Segundo este dirigente, que foi colega do atual treinador dos dragões no Castilla, a segunda equipa do Real Madrid, o técnico espanhol devia ter esperado por um momento privado para questionar o treinador do Benfica.

"Se há algo a dizer, isso tem de ser em privado. Na cara da pessoa, mas em privado e sem causar uma situação destas pois não é bom para nenhum dos intervenientes. Entendo que, se temos um problema com alguém, temos de o tratar cara a cara e com tranquilidade, dizendo se o que foi dito foi para ofender ou não. Penso que foi aí que esteve o erro de Lopetegui", afirmou Xavier Juliá em declarações à Rádio Renascença. Apesar da gravidade do incidente, o representante dos treinadores espanhóis entende que este explica por "o FC Porto e os seus adeptos serem muito exigentes", o que torna "difícil" a vida de Lopetegui, até pelo seu perfil. Mas um telefone bastará, acredita Juliá, para arrumar o assunto na pasta das anedotas. "Conheco o caráter de Lopetegui e sei que isso o pode levar a estas situações. Acredito que daqui nada mais vai resultar pois o assunto resolve-se com um telefonema. Nenhum profissional gosta de ver o nome na Imprensa por uma situação destas. Desejo que tudo seja aclarado e não passe de uma anedota", afirmou o dirigente.

Conhecedor da qualidade do antigo colega de trabalho, Xavier Juliá deixou, ainda, a certeza de que Lopetegui pode dar títulos ao FC Porto. "Ele tem um perfil que chega às pessoas, sabe passar as suas ideias e cria empatia. No FC Porto tem sentido a exigência dos adeptos e dos jornalistas, o que cria uma pressão quiçá igual à que se vive no Real Madrid e no Barcelona. Há que saber movimentar-se nesse ambiente e Lopetegui está a viver uma temporada complicada; mas, no fim, acredito que vai levar a equipa aos bons resultados", afirmou Xavier Juliá.