Rúben Vinagre agrada a Klopp, mas espiou para o FC Porto

Rúben Vinagre agrada a Klopp, mas espiou para o FC Porto
André Morais, enviado especial a Liverpool

Tópicos

No final do jogo entre reds e os Wolves, Jurgen Klopp confessou-lhe a admiração e perguntou-lhe se gostaria de viver em Liverpool.

Rúben Vinagre um outro lateral português na Premier League, menos conhecido porque fez um percurso maioritariamente no estrangeiro (saiu do Sporting aos 16 anos, jogou no Mónaco e agora está no Wolverhampton), mas apontado a grandes voos. Aos 19 anos e em época de estreia na Premier League, já conta 14 jogos feitos e despertou interesse de vários clubes, um deles o... Liverpool. Pelo menos de forma informal e desde o encontro da Taça de Inglaterra (joga hoje as meias-finais), em que os Wolves venceram por 2-1, com assistência de... Vinagre. No final do desafio, Jurgen Klopp confessou-lhe a admiração e perguntou-lhe se gostaria de viver em Liverpool.

Vinagre não se deixa, para já, impressionar, mas deixa a tática aos laterais portistas. Consigo, nenhum dos reds fez miséria. Especialmente Salah, que teve de marcar em 20 minutos desse jogo (o egípcio entrou aos 70") e mais alguns no duelo do campeonato. "Para mim, os três melhores avançados de Inglaterra são Firmino, Salah e Aguero. Admiro muito os dois primeiros. Mané também está muito bem, mas os dois são de excelência. Firmino é muito completo, trabalhador, sai da zona do ponta de lança com frequência e dificulta muito. Salah é objetivo, sai da finta e vai para o golo. É muito direto e é preciso ter atenção a isso", avisa. "Aqui, o futebol é muito intenso e rápido e o lateral tem de estar muito concentrado, defender bem o espaço interior e a profundidade, que o Liverpool tanto procura", completou.

Vinagre vê duas equipas "idênticas na procura da velocidade" e separadas apenas pela intensidade do futebol inglês. "Podem acusar o momento decisivo que vivem no campeonato. Veremos", alerta, seguro de que os ingleses também terão de olhar para o adversário com cautelas. "O FC Porto tem equipa muito equilibrada e boa para combater com o Liverpool. Tem jogadores igualmente rápidos na frente e para o Liverpool também vai ser difícil parar o ataque do FC Porto", avisa, ele que "levou" com Salah e Mané na Premier League e Shaqiri na Taça. Só faltou Roberto Firmino para atestar ainda mais as suas qualidades.

Com 19 anos, o jogador está ainda debaixo de olho do Barcelona, que o segue desde os 16 anos e tem enviado o chefe de scouting para o observar a cada jogo, mesmo correndo o risco de não sair do banco. O Barça ficou impressionado na vitória sobre o Manchester United. Já Klopp tinha ficado...

A época da confirmação e o espírito português

Rúben Vinagre é um dos oito portugueses do Wolverhampton, juntamente com Rui Patrício, Diogo Jota, Rúben Neves, João Moutinho, Ivan Cavaleiro, Hélder Costa e Pedro Gonçalves, mas um dos que chegaram primeiro, ainda no Championship. Esta é a época da consolidação. "Para o ano o objetivo é fazer melhor. O meu lema é sempre querer e procurar mais e vou fazer tudo para o que aí vem seja muito melhor", comentou. "Esta época parece surpreendente, mas queríamos trazer o clube para este nível ou até mais alto. A união de todos reflete-se em campo e o míster Nuno Espírito Santo ajuda-nos muito desde a época passada. Os portugueses são unidos e ajudam ao excelente ambiente. Aqui nem precisamos de integração...", completou.