"Rúben Neves tem um talento mental extraordinário"

"Rúben Neves tem um talento mental extraordinário"

O treinador do FC Porto B conhece bem o jovem médio de 17 anos que tem merecido de Julen Lopetegui elogios e muitos minutos na pré-temporada.

Luís Castro não será dos mais surpreendidos com o desempenho de Rúben Neves, o jovem médio de 17 anos que tem sido um dos protagonistas da pré-temporada do FC Porto. "No dia que o Rúben Neves pôde assinar um contrato profissional, assinou. E assinou porque o FC Porto entendeu que estava perante um jogador que merecia uma atenção especial. O ano passado fez a pré-temporada com o FC Porto B, porque já víamos qualidades nele. Entendemos que esta época ele devia saltar a fase dos sub-19 e ser colocado diretamente na equipa B", afirmou Luís Castro em entrevista ao Porto Canal.

"O Julen Lopetegui entendeu, depois de receber informações e observar o Rúben, que o devia recrutar para a equipa principal do FC Porto", explicou o treinador dos bês portistas, não vendo neste salto qualquer risco. "Fala-se em talento técnico e tático, mas o Rúben Neves tem um talento mental extraordinário. É um jogador que encara o jogo com uma tranquilidade extraordinária, sabe o que jogo pede", defendeu.

A idade não é nem será um problema, considerou Luís Castro. "Falar em maturidade nos sub-19 e equipas B deixa de fazer sentido. Quando um jogador cumpre a sua fase de desenvolvimento de forma suistentada é porque tem essa maturidade. Eu, pessoalmente, nunca me refiro a isso como desculpa ou explicação. Os jogadores todos os dias são trabalhados e tratados como homens, por isso têm de jogar como um homem. O Rúben Neves tem de jogar como um homem, porque foi tratado como um homem", concluiu.