"Muita gente desconhecia esta capacidade do Danilo"

"Muita gente desconhecia esta capacidade do Danilo"
António M. Soares

Tópicos

Em destaque contra o V. Guimarães, Danilo já brilhara nos jogos anteriores. Dificuldades no início da época, por culpa do esquema que Conceição implantou, foram totalmente ultrapassadas

Crescimento. Esta é a palavra-chave no percurso de Danilo nesta temporada. Não porque o médio tenha melhorado ao nível defensivo - tem cumprido sem oscilar -, mas sobretudo por aquilo que tem acrescentado na vertente ofensiva e pela dimensão que isso começa a ganhar no coletivo. O percurso começa com Sérgio Conceição a adiantar o Comendador no meio-campo e a conferir-lhe funções mais ofensivas, abrindo-lhe até a via para rematar, à entrada da área. "Está a arriscar mais no último terço. Está tudo muito surpreendido com ele, mas era essa liberdade que lhe estava a faltar", apontou Bruno Meirelles, empresário de Danilo, que em declarações a O JOGO se mostrou também muito feliz com esta evolução. "No início da época disse que ele ia marcar mais golos, porque iria jogar mais próximo da área e ter oportunidade para fazer uso da meia distância", acrescentou. E acertou: Danilo já marcou quatro vezes e ofereceu mais três golos.

Foi preciso insistir. No início, Sérgio Conceição corrigiu várias questões para que o trinco ganhasse novos hábitos e os últimos jogos têm mostrado um jogador mais ofensivo, mais disposto a correr riscos na hora do remate e até capaz de oferecer golos. Em pouco tempo fez um e uma assistência contra o Leipzig, mais duas contra o Mónaco e ainda um golo ao V. Guimarães, depois de ter acertado duas vezes nos postes. "Sente-se bem nas funções que o Sérgio lhe tem dado. Isso está a mostrar um Danilo mais completo. Está cada vez mais à vontade. As dificuldades iniciais têm sido ultrapassadas com o trabalho e com os jogos. Agora, está a começar a dar frutos e o Danilo tem crescido como jogador. Muita gente desconhecia esta capacidade ofensiva, mas pode dar muito ao FC Porto", comentou.

Com o mercado de janeiro a aproximar-se, a pergunta era óbvia, mas Bruno Meirelles não se embalou: "Está a fazer uma boa época e é natural que tenha olhos em cima dele, mas não estamos preocupados. Aliás, o Danilo só pensa no FC Porto".