Lopetegui superou José Mourinho

Treinador espanhol chegou às 20 vitórias consecutivas no Dragão.

O jogo com o Maccabi Telavive fica na história de Julen Lopetegui pelo FC Porto: ganhar aos israelitas não só deixou a equipa bem posicionada para chegar aos oitavos de final da Liga dos Campeões, como permitiu ao treinador espanhol chegar à 20.ª vitória consecutiva em jogos no Estádio do Dragão. Um registo que nem André Villas-Boas ou José Mourinho - os dois últimos treinadores a ganharem títulos europeus pelos dragões - alcançaram. Aliás, o espanhol igualou frente ao Belenenses o melhor registo do Special One, que conquistou 19 vitórias caseiras seguidas entre outubro de 2003 e abril de 2004.

Lopetegui ultrapassou o treinador português - a quem curiosamente venceu no mês passado para a Champions - e aproximou-se de Artur Jorge, o técnico com o recorde de vitórias caseiras entre os portistas: 24, conseguidas nas épocas de 1984/85 e 85/86.

"Não olho muito para isso. É porque fizemos as coisas bem, mas o que nos preocupa é o jogo seguinte. A única estatística que gosto de vencer é o jogo em si. Somos uma equipa que sabe o que tem de fazer para tentar continuar a ganhar. Não podemos perder o foco do que somos, equipa solidaria e trabalhadora, que tenta melhorar diariamente no ataque e defesa", comentou.

Como curiosidade, refira-se que o melhor registo dos últimos anos entre os três grandes pertence ao Benfica com 27 vitórias seguidas em casa, entre 28 de novembro de 1981 e 15 de janeiro de 83. Só que neste caso, o mérito teve de ser dividido por dois treinadores: Lajos Baroti (14) e Sven Goran Eriksson (13).