FC Porto líder no final da primeira volta: o que nos diz a história

FC Porto líder no final da primeira volta: o que nos diz a história

FC Porto cruzou a primeira volta da I Liga na liderança pela 31.ª vez.

O FC Porto cruzou a primeira volta da I Liga na liderança pela 31.ª vez, um bom prenúncio para a revalidação do título, pois sagrou-se campeão em mais de dois terços das ocasiões em que isso aconteceu.

A equipa portuense sagrou-se campeã de inverno, de novo sob o comando do treinador Sérgio Conceição, e, mesmo tendo empatado 0-0 no sábado em Alvalade, atingiu a 17.ª jornada com clara vantagem sobre os perseguidores: cinco pontos sobre o Benfica, seis sobre o Braga e oito sobre o Sporting.

Nas 30 vezes em que terminou a primeira volta do campeonato na liderança, o FC Porto chegou em 21 ao fim da prova no topo da classificação, cenário que se verificou nas últimas seis ocasiões, entre as quais na temporada passada. Aquela tendência acentuou-se recentemente: nas últimas 20 situações em que se sagraram campeões de inverno, os portistas apenas deixaram fugir o título em três épocas, duas para o Benfica (1990/91 e 2004/05) e uma para o Sporting (1999/2000).

Em contraponto, nas primeiras 10 ocasiões em que venceu a primeira volta, só em quatro o FC Porto confirmou a supremacia no fim da competição, com o Benfica a assumir-se como o grande 'usurpador', com quatro ultrapassagens ao rival durante a segunda metade, e o Sporting a alcançar duas.

A última vez que os dragões passaram o meridiano do campeonato na liderança e não se conseguiram sagrar campeões aconteceu, precisamente, em 2004/05, com a atenuante de, nessa época, terem chegado ao fim da primeira volta em igualdade pontual com os rivais Sporting e Benfica, que acabou por conquistar o título.

É preciso recuar ainda mais, até 1999/2000, para encontrar a última temporada em que a equipa azul e branca cruzou a primeira volta isolado no comando, com três pontos de vantagem sobre o Sporting, e deixou escapar o título, depois de ter perdido sete pontos para os leões durante a segunda metade da prova.