Médio apresentou-se ontem no Olival para ser reavaliado e iniciar o tratamento, mas a entorse no tornozelo não é tão grave como a de janeiro. É esperado para a semana das decisões.
Corpo do artigo
Danilo não perdeu tempo a lamentar o quarto azar no espaço de um ano e, ao que O JOGO apurou, descartou a folga concedida ontem por Sérgio Conceição para começar o processo de recuperação à lesão sofrida contra o V. Setúbal.
O médio apresentou-se no Centro de Treinos do Olival para ser reavaliado e os exames revelaram que a entorse traumática no tornozelo direito não é tão grave quanto a de janeiro, que o manteve afastado dos relvados durante duas semanas.
A primeira sessão de tratamento realizou-se logo a seguir e, ainda que publicamente não exista uma previsão quanto ao regresso, todos acreditam que o internacional português possa estar disponível a tempo dos encontros frente ao Braga (meia-final do campeonato), ao Benfica (campeonato) e à Roma (oitavos de final da Liga dos Campeões). O próprio Tondela (sexta-feira) ainda não está fora de hipótese. Mas é mais difícil, claro.
A segunda lesão da época aparece numa altura em que Danilo começava a cimentar novamente uma posição entre os titulares, depois de a entorse no tornozelo direito sofrida com o Sporting, em janeiro, o ter levado a parar duas semanas e passar algum tempo no banco. O encontro com o V. Setúbal foi apenas o terceiro que fazia de início de forma consecutiva e surgiu na ressaca de uma exibição na Liga dos Campeões que o deixara entusiasmado em relação ao futuro. "O jogo com a Roma foi muito exigente fisicamente, mas aguentei-o bem", confessou, na altura.
Felizmente para Danilo e para o FC Porto, os últimos azares não têm levado a períodos de inatividade de mais do que um par de semanas. No entanto, não só têm impedido uma sequência alargada de jogos por parte do médio, como têm obrigado Sérgio Conceição a mexer no meio-campo. Com o Tondela, na próxima sexta-feira, Óliver é o principal candidato a ocupar o lugar se o internacional português ficar mesmo de fora. Mas o FC Porto contratou Loum para precaver qualquer percalço como este e o senegalês também é hipótese.
Os azares de Danilo
19/01/2018
Tendão de Aquiles e os gémeos
Sai queixoso do tendão de Aquiles do pé esquerdo com o Tondela e, uma semana depois, sofre uma rotura muscular dos gémeos com o Sporting.
02/04/2018
Rotura no tendão dá operação
Após paragem de dois meses, volta no Restelo, faz uma rotura parcial do tendão rotuliano e é opera- do. Falha o Mundial e só regressa em setembro.
13/01/2019
Entorse tornozelo parte I
Um lance disputado com Mathieu (Sporting) resulta numa entorse traumática em eversão no tornozelo direito para o médio. Pára duas semanas.
16/02/2019
Entorse tornozelo parte II
Uma bola discutida com Éder Bessa (V. Setúbal) acaba com o médio no chão. Diagnóstico: entorse traumática no tornozelo direito.