Imprensa do Mali aponta goleador do FC Porto ao Inter

Imprensa do Mali aponta goleador do FC Porto ao Inter
Manuel Casaca

Tópicos

De acordo com o Transfermarkt, o passe do avançado está avaliado em 24 M€. A cláusula de rescisão é de 30M€ e o jogador é um dos principais ativos do FC Porto

A cotação de Marega no mercado internacional continua em alta, apesar de uma ligeira desvalorização durante os últimos tempos, pelo menos de acordo com o site Transfermarkt, especialista na avaliação dos passes de jogadores. E isto tendo também como base notícias recentes que surgiram na Imprensa maliana a dar conta de observações que o Inter fez pouco tempo antes da paragem dos campeonatos.

Isso não impede, contudo, que o avançado não volte a ser seguido atentamente quando as competições regressarem em força. A expectativa dos malianos é essa, até porque não há outro jogador daquele país em nenhum clube com a dimensão histórica do Inter.

Contratualmente ligado ao FC Porto até 30 de junho de 2021, Marega tem uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. Nos dois últimos mercados de transferências, o avançado foi apontado com insistência a alguns clubes ingleses, entre os quais Aston Villa, West Ham, Newcastle, Wolverhampton e Leicester, assim como aos espanhóis do Valência. Nenhum deles bateu a cláusula de rescisão e o jogador também não saiu abaixo desse valor, até por tratar-se de um trunfo muito importante para os planos de Sérgio Conceição.

O treinador nunca deixou de apostar nele, nem mesmo numa altura e que o seu rendimento foi colocado em causa, e chegou a defendê-lo publicamente na semana que antecedeu a receção ao Benfica, a contar para o campeonato. "O Marega tem sido injustamente criticado. Há períodos com mais golos e outros com menos. Já fez mais de 50 golos, é o homem que fez mais golos seguidos na Liga dos Campeões pelo FC Porto. Temos de lhe dar os parabéns pelo trabalho dele comigo nos últimos dois anos e meio", destacou Sérgio.

Desde esses elogios, Marega contribuiu para a subida do FC Porto à liderança do campeonato, tendo até marcado um golo decisivo no polémico jogo em Guimarães, onde foi alvo de insultos racistas, e ajudou a equipa a carimbar o apuramento para a final da Taça de Portugal.

Marcou, no total, nove golos em todas as competições. Se as provas voltarem, o Inter ou outros potenciais interessados poderão voltar a medir o rendimento do maliano, avaliado em 24 milhões de euros no dia 30 de dezembro.

No Mali, a cotação está em alta. Aliás, ainda segundo o Transfermarkt, o avançado é o jogador maliano mais caro da atualidade, superando largamente os seus compatriotas, alguns a jogar em alguns dos principais campeonatos do mundo. Mas nenhum num clube da dimensão do Inter de Milão.

NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS