FC Porto-Chelsea: historial entre "blues" e portistas tem caído mais para o lado inglês

FC Porto-Chelsea: historial entre "blues" e portistas tem caído mais para o lado inglês

Será o quinto cruzamento na Champions entre as duas equipas... em 17 temporadas

FC Porto e Chelsea defrontaram-se até hoje num total de oito ocasiões, todas em jogos da Liga dos Campeóes.

O balanço é favorável aos londrinos, que venceram cinco partidas e empataram uma, deixando aos azuis e brancos dois triunfos.

A maioria dos duelos ocorreram em fases de grupos, com apenas dois numa eliminatória, mais concretamente nos oitavos de final da prova de 2006/07. O Chelsea veio empatar ao Dragão por uma bola na primeira mão, vencendo depois em Stamford Bridge por 2-1. Quaresma ainda acendeu o sonho do FC Porto, marcando logo aos 15', mas os ingleses deram a volta, chegando ao empate por Robben aos 48' e garantindo o apuramento por Ballack, aos 79'.

No comando estava José Mourinho, com Jesualdo Ferreira do lado portista. Era a segunda vez consecutiva que Mourinho defrontava a sua ex-equipa, depois de, na época anterior (a sua primeira nos blues, que o contrataram aos portistas) ter somado uma vitória e uma derrota na fase de grupos.

Nas últimas 16 épocas, os dois emblemas cruzaram-se, assim, quatro vezes, o que significa que, em média, blues e azuis e azuis e brancos jogam entre si de quatro em quatro anos.

A última vez fora em 2015/16, com o FC Porto a vencer o jogo de ida (fase de grupos) por 2-1 (golos de André André, Maicon e Willian), perdendo em Londres por 2-0 (golos de Willian e Marcano na própria baliza).