Graça Freitas e a eventual festa de campeão: "Têm acontecido surtos nestas circunstâncias"

Graça Freitas e a eventual festa de campeão: "Têm acontecido surtos nestas circunstâncias"
Redação/Bruno Filipe Monteiro

Tópicos

Graça Freitas referiu-se esta quarta-feira aos riscos de uma eventual festa pelo título de campeão nacional de futebol

"As circunstâncias de comemorar um campeonato de futebol ou outra efeméride qualquer são exatamente as mesmas. As recomendações que fazemos, quer o Governo, quer a DGS, quer as autoridades de saúde em geral, e são recomendações internacionais, é que as pessoas evitem ajuntamentos", disse esta quarta-feira Graça Freitas, diretora da DGS, confrontada com a possibilidade matemática do FC Porto poder sagrar-se campeão nacional esta quinta-feira.

"Além de evitarem ajuntametos, devem ter outras medidas de precaução, nomeadamente a utilização de máscaras para minimizar o contágio. Recordo que têm acontecido surtos nestas circunstâncias em vários países da Europa, ou seja, festejos, encontros, comemorações, ajuntamentos em que não é respeitado o distanciamento social ou a utilização de máscara. Portanto, a recomendação que aqui fica é que qualquer tipo de comemoração, desportiva ou outra, tenha as regras que se recomenda, caso contrário corre-se o risco", disse ainda.

"Recordamos que o vírus continua a circular em Portugal, temos casos ativos, sabemos disso, temos cadeia de transmissão que estão perfeitamente identificadas, mas também temos casos comunitários. Portanto, temos tido evidência nas últimas semanas de que festas, eventos sociais, encontros tenham originado surtos, alguns até de grandes dimensões. Portanto, fica uma palavra de auto perceção do risco, de proteção dos próprios e dos terceiros", finalizou a responsável máxima da Direção Geral da Saúde.