Faleceu Seninho, o herói de Manchester, aos 71 anos

Faleceu Seninho, o herói de Manchester, aos 71 anos

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Estava internado no Hospital de S. João, no Porto.

Faleceu Seninho, o extremo direito que ficou conhecido pela velocidade que impressionou até o Cosmos, de Pelé.

Arsénio Rodrigues Jardim, mais conhecido por Seninho, estava internado no Hospital de S. João, no Porto. Tinha 71 anos.

Nos 275 jogos que realizou na carreira, 150 dos quais ao serviço do FC Porto, o mais marcante foi diante do Manchester United. Na Taça das Taças de 1977/78, os dragões foram a Old Trafford defender a vantagem de quatro golos sem resposta conquistada no Estádio das Antas.

Os red devils marcaram cinco golos, mas não foram suficientes, porque o veloz avançado Seninho bisou na partida. Recordar Seninho é, inevitavelmente, recordar essa noite.

Nas bancadas estavam observadores do New York Cosmos, equipa que na altura contava com a lenda Pelé. Ficaram impressionados com o jogador dos azuis e brancos e avançaram para a contratação, a troco de 20 mil contos.

Com a camisola do FC Porto, Seninho conquistou um campeonato e uma Taça de Portugal, e foi autor de 34 golos.

Estreou-se em setembro de 1969, mas teve de regressar ao país onde nasceu, Angola, para cumprir o serviço militar. Em África, jogou no Moxico por duas épocas e venceu um campeonato angolano, antes de regressar à Invicta, em 1974.

Nos Estados Unidos da América, onde também representou o Chicago Sting, último clube de uma carreira finalizada em 1984, celebrou a conquista de quatro campeonatos.