Seixas da Costa vai recorrer da condenação por difamação a Conceição

Seixas da Costa

 foto Artur Machado/Global Imagens

Confirmou o advogado Manuel Magalhães e Silva à Agência Lusa.

Francisco Seixas da Costa vai recorrer da condenação pelo Tribunal do Porto por difamação agravada, por ofensas ao treinador de futebol do FC Porto, Sérgio Conceição, confirmou à agência Lusa o advogado que representa o antigo diplomata.

O advogado de Seixas da Costa, Manuel Magalhães e Silva, reiterou à Lusa a vontade de recorrer da sentença para o Tribunal da Relação do Porto, depois de o antigo diplomata ter sido condenado a pagar a uma multa de 2.200 euros e uma indemnização civil por danos de seis mil euros.

Em causa está uma publicação no Twitter, em março de 2019, em que o antigo secretário de Estado dos Assuntos Europeus tinha chamado "javardo" a Sérgio Conceição.

Nas alegações finais, o Ministério Público já havia pedido a condenação de Seixas da Costa, considerando que deve ser garantida "uma tutela mínima essencial do direito à honra", frisando que a utilização da expressão "javardo" foi provada.

No final da sessão, o advogado de Sérgio Conceição, Pedro Henriques, revelou que o treinador do FC Porto ficou "satisfeito" com o resultado e salientou o sentimento de justiça, além da intenção de doar o valor da indemnização a uma instituição social da cidade do Porto.