FC Porto visto em Espanha como a principal "cantera" das grandes ligas europeias

Fábio Vieira com a camisola do Arsenal

 foto Site oficial do Arsenal

Desde 2017, os dragões encaixaram 192 milhões de euros só com vendas a cinco clubes do top-5 europeu

O FC Porto foi, esta segunda-feira, destacado pelo jornal Marca como a "cantera" das principais Ligas Europeias na última meia década.

Com Fábio Vieira, que rumou ao Arsenal a troco de 40 milhões de euros, a ter sido o último talento azul e branco a ser pescado por um clube do top-5 europeu, tudo indica que Vitinha, que está a ser negociado pelo PSG, deverá ser o próximo, numa tendência que tem aumentado nos últimos anos.

O jornal espanhol salienta as dez maiores vendas que o FC Porto realizou nos últimos cinco anos para clubes das grandes Ligas europeias (Premier League, La Liga, Bundesliga, Serie A e Ligue 1), numa lista encabeçada pelos negócios de Éder Militão (Real Madrid), Luis Díaz (Liverpool) e Fábio Silva (Wolverhampton).

O Real Madrid, Atlético de Madrid, Liverpool, Manchester United e Milan são quem mais tem comprado no Dragão nos últimos cinco anos, com a soma das vendas a estes clubes a atingir os 192 milhões de euros em receita.

O diário espanhol destaca que, não obstante o domínio a nível interno que o FC Porto tem demonstrado desde 2017, tendo levantado três campeonatos, duas Taças de Portugal e duas Supertaças, a constante renovação do seu plantel poderá estar a condicionar a prestação do clube na Europa.

A título de exemplo, o jornal refere esta temporada, na qual os dragões, depois da venda de Díaz para o Liverpool, não passaram dos 16 avos de final da Liga Europa, caindo perante o Lyon.