Integração de Luís Gonçalves e Vítor Baía na SAD avança. Manuela Aguiar, Rita Moreira e Cristina Azevedo devem entrar para lugares não executivos
Corpo do artigo
Luís Gonçalves e Vítor Baía fazem mesmo parte da lista a entregar por Jorge Nuno Pinto da Costa para a administração da SAD nos próximos quatro anos. A possibilidade de os dois integrarem a sociedade portista já era conhecida e acaba por ratificar a primazia ao futebol da próxima administração.
Luís Gonçalves, até aqui diretor geral para o futebol, ganha competências reforçadas. Vítor Baía, que integrou a lista de Pinto da Costa à direção do clube, passa também a integrar o grupo de administradores executivos. São "reforços" para o futebol dentro da gestão da sociedade, um pouco à imagem do que o presidente foi lançando.
Com Pinto da Costa a presidente, Adelino Caldeira, Fernando Gomes e Reinaldo Teles também se mantêm no Conselho de Administração. Devem sair José Américo Amorim Coelho e Rui Vieira de Sá, até aqui administradores não executivos.
Diretores mais próximos do futebol farão parte da administração com o objetivo claro de reforçar a visão sbre a equipa profissional. Três mulheres vão entrar ao abrigo da nova lei
Noutro plano, há três mulheres também na porta de entrada. Desde 1 de janeiro que a lei passou a exigir que as empresas cotadas em bolsa tenham, pelo menos, 33,3% de administradores de género sub-representado. Um terço do total, portanto. Manuela Aguiar, Cristina Azevedo e Rita Moreira, apurou O JOGO, estão na linha da frente para ocupar os lugares, ainda que não haja, de momento, qualquer confirmação oficial e nem Matos Fernandes, presidente da AG da sociedade tenha recebido a lista a propor na próxima assembleia de acionistas. Todas serão administradoras não executivas.
Manuela Aguiar, antiga Secretária de estado da Emigração e deputada na AR, é licenciada em Direito. Cristina Azevedo tem uma Pós -graduação em Análise financeira, foi professora universitária e presidiu à Fundação Cidade Guimarães, encarregue da organização da Capital Europeia da Cultura 2012, entre outros. Atualmente é também comentadora no Porto Canal, como é Rita Moreira, irmã de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto. Rita Moreira é também consultora.