"A cidade do Porto está hoje a fazer justiça"

"A cidade do Porto está hoje a fazer justiça"

Rui Moreira elogiou o percurso e os feitos de Jorge Nuno Pinto da Costa, a quem atribuiu a Medalha de Honra da cidade do Porto.

"A cidade do Porto está hoje a fazer justiça, está a fazer justiça a um dos seus mais ilustres cidadãos", assim começou o discurso de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, na cerimónia de entrega da Medalha de Honra da Cidade. "Quando pensei que tinha de escrever sobre o senhor Jorge Nuno Pinto da Costa, deparei-me com a impossibilidade de o fazer, pois é demais evidente tudo o que fez. Pareceria mal dizer alguma coisa, porque dizer alguma coisa significaria deixar alguma coisa por dizer. Dizer que estamos a fazer justiça é tudo o que se pode dizer. [Pinto da Costa] Representa o que é demais essencial na cidade do Porto e, por isso, em nome de todos lhe digo que estamos a fazer justiça. E por isso lhe agradeço ter aceitado a condecoração, para lhe atribuir um título que há muito é seu", afirmou.

"Hoje que abrimos os Paços do Concelho ao FC Porto, queria dizer que a cidade do Porto é uma cidade por norma com boas contas, e ter boas contas é também sabermos ser gratos. É fazermos contas com aqueles que nos representam, que nos honram, com quem nos sentimos bem. O FC Porto é uma extraordinária marca da cidade, tanto que com o meu pai ia desde pequenino ao Estádio das Antas, o FC Porto não ganhava mas nós lá estávamos passado 15 dias. O FC Porto é o FC Porto e é o clube da cidade. Estamos aqui a cumprir a promessa que fizemos, que na cidade do Porto voltaria a haver um tempo em que a felicidade pudesse fazer parte da política. Não nos estamos a apropriar de nenhum título porque ele é vosso. A forma como monopolizaram todos os adeptos... Mesmo quando num ano não ganhamos continuamos a ser invictos, porque só o deixamos de o ser quando deixamos de acreditar que podemos ganhar", disse ainda Rui Moreira.