
Avançado do Sporting jogou todos os minutos do campeonato e foi o único jogador de campo a conseguir tal proeza.
Corpo do artigo
O avançado holandês Ricky van Wolfswinkel jogou todos os 2.700 minutos dos 30 jogos disputados pelo Sporting na edição de 2012/13 da I Liga, tal como os guarda-redes Artur, Cássio, Ricardo, Rui Patrício e Rui Rêgo. O número "9" do Sporting, que vai jogar na próxima época nos ingleses do Norwich City, foi sempre a primeira e única opção para os treinadores Ricardo Sá Pinto, Oceano Cruz, Franky Vercauteren e Jesualdo Ferreira.
Com este feito, Wolfswinkel conseguiu intrometeu-se entre os jogadores titulares em todos os jogos do campeonato e que nunca foram substituídos, um feito mais usual entre os guarda-redes. Ilustrativo disso mesmo é a afirmação como "donos" das balizas de Benfica, Paços de Ferreira, Académica, Sporting e Beira-Mar, de Artur, Cássio, Ricardo, Rui Patrício e Rui Rêgo, respetivamente.
Igualmente presentes em todos os 30 jogos estiveram o guarda-redes Helton, que foi substituído nos últimos 16 minutos na receção ao Marítimo, da oitava jornada, e o avançado colombiano Jackson, ausente nos últimos 15 minutos da receção ao Beira-Mar, da quarta ronda, no percurso do FC Porto rumo ao tricampeonato.
Tal feito também foi conseguido pelos avançados Licá, que falhou escassa meia hora no percurso europeu do Estoril, por ter sido substituído em quatro encontros, e Ghilas, que também foi sempre titular, mas cedeu o lugar no onze do despromovido Moreirense em seis ocasiões.
Claudemir, do Nacional, e Luís Leal, do Estori, também estiveram nos 30 jogos do campeonato, mas em alguns encontros entraram a partir do banco, duas vezes no caso do defesa da formação insular e cinco no caso do avançado canarinho.
O defesa argentino Otamendi registou 29 presenças, todas as tempo inteiro no onze do FC Porto, e só esteve ausente, por opção do treinador Vítor Pereira, na goleada caseira ao Beira-Mar (4-0), na quarta jornada. Com apenas uma ausência ao longo da competição, encontram-se o guarda-redes do Vitória de Guimarães Douglas, os pacenses André Leão, Ricardo, Vítor, Cícero e Manuel José, os olhanenses Rui Duarte e Targino, os setubalenses Pedro Queirós e Bruno Amaro, o vila-condense Tarantini, o estorilista Gonçalo Santos, os benfiquistas Salvio e Lima, o portista Lucho e os maritimistas Sami e Danilo Dias.
