Testes à covid-19 nos clubes: parceria "muito importante" anunciada pela Liga

Testes à covid-19 nos clubes: parceria "muito importante" anunciada pela Liga
Redação

Tópicos

Liga assinou parceria com a Unilabs.

A Liga anunciou esta terça-feira ter estabelecido uma parceria com a Unilabs, novo parceiro oficial de Saúde do organismo que tutela o futebol profissional, com vista à realização de testes à covid-19 "com condições de segurança, antes do regresso aos treinos e jogos na retoma da competição".

"A Unilabs oferece meios aos clubes do futebol profissional para a realização de testes à covid-19 nos próprios estádios/centros de estágio. Esta é uma área na qual a Unilabs tem experiência relevante, mostrando grande capacidade de realização de testes de rastreio para covid-19 fora do meio hospitalar, em condições de conforto e segurança coletiva", pode ler-se no comunicado emitido pela Liga.

O organismo liderado por Pedro Proença ressalva que a operacionalização do acordo "apenas poderá ocorrer mediante a existência de excesso na capacidade disponível, pelo que a realização dos testes junto das sociedades desportivas não poderá colocar em causa, em momento algum, as necessidades de saúde publica do país e dos portugueses na utilização deste tipo de testes de deteção e rastreio".

Sónia Carneiro, diretora executiva da Liga, salientou a importância do acordo estabelecido e que já entrou em vigor: "Esta é uma parceria muito importante. (...) Permite aos clubes pensarem na retoma da competição com as melhores condições possíveis, e em total segurança para todos os intervenientes. A Liga conseguiu, atempadamente, negociar com a Unilabs a presença dos seus técnicos nos nossos estádios e centros de estágio, sem que exista necessidade de deslocação dos jogadores e staff, e estes são motivos que temos como muito importantes na preparação deste regresso da competição aos relvados portugueses", afiançou.