Quem é Willy Delajod, o árbitro francês nomeado para o Paços de Ferreira-Braga

Quem é Willy Delajod, o árbitro francês nomeado para o Paços de Ferreira-Braga
Redação

Tópicos

Juiz, nascido em setembro de 1992, é um dos mais jovens a apitar na Ligue 1, onde se estreou há apenas três épocas, porém o currículo já acumula atuações além fronteiras

Estreante no intercâmbio entre o Conselho de Arbitragem e o homólogo francês, Willy Delajod, árbitro gaulês que vai dirigir o Paços de Ferreira-Braga relativo à quinta jornada da Liga Bwin, detém, não obstante a tenra idade, considerável experiência.

O juiz de 28 anos, nascido em Cluses, um dos mais novos a apitar na Ligue 1, onde se estreou na época 18/19, dois anos após arrancar na Ligue 2 (aos 23 anos), tornou-se, em agosto de 2018, no mais jovem árbitro a dirigir um encontro da competição.

Desde então, e até ao momento atual, o também agente imobiliário e antigo jogador de futebol, já ajuizou cerca de uma centena de jogos no principal escalão francês., sendo que na última temporada desportiva foi nomeado para 19 duelos.

Com estatuto internacional adquirido desde 2018, Willy Delajod foi também, durante este período, selecionado pela UEFA para apitar em desafios de qualificação do último Europeu sub-21, da Liga Europa, da Liga dos Campeões e particulares de seleções.

O gosto e a motivação para desempenhar a função de árbitro (algo que faz desde os 13 anos), confessou o próprio à Federação Francesa de Futebol (FFF), estão relacionados com uma ligação pessoal a determinados valores.

«Um forte apego à noção de justiça e um desejo de ter responsabilidades são os dois elementos que, muito jovem, me fizeram querer tentar a arbitragem. (...) Esta atividade fez-me descobrir, principalmente, a noção do bem comum, bem como a importância de agir pelos outros e, ao mesmo tempo, ser útil", afirmou Delajod.

Em breve, segue-se um novo marco na curta e ascedente carreira. "Interrompida", por ora, a atuação em França, o árbitro será o primeiro a beneficiar do protocolo de arbitragem luso-francês para aquisição mútua de experiência internacional e evolução do setor nos dois países.

Notícia atualizada às 20h35