Árbitros vão ser anunciados publicamente nas últimas jornadas

Árbitros vão ser anunciados publicamente nas últimas jornadas
António Barroso

Tópicos

O caso das fugas de informação obrigou Conselho de Arbitragem a uma mudança nos procedimentos, pelo menos até ao final do campeonato.

O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai passar a anunciar publicamente, já a partir da próxima semana, os árbitros nomeados para os jogos da I e II ligas, confirmou a O JOGO fonte do organismo que tutela a arbitragem nacional.

Trata-se de uma medida que altera os procedimentos atualmente em vigor e que surge na sequência de mais um caso de fuga de informação relacionada com a nomeação dos "juízes", que tem sido tornada pública pelo empresário César Boaventura, na sua página pessoal do Facebook.

Segundo fonte do organismo responsável pelas nomeações dos árbitros, esta medida acontece por não haver garantia de que, a partir do momento em que são enviadas para a Liga, não há fugas de informação. Por outro lado, o CA entende que é fundamental que todos tenham acesso à informação ao mesmo tempo.

Também hoje, o presidente do CA, Fontelas Gomes, anunciou que o organismo irá investigar os procedimentos que se sucedem à nomeação dos árbitros e manifestou a sua vontade em reunir com o presidente da Liga, Pedro Proença, na próxima segunda-feira, na Cidade do Futebol, sede da FPF, em Oeiras, para debaterem o assunto.

Liga de Clubes e Conselho de Arbitragem ainda não chegaram a acordo sobre o local e as "patentes" que devem estar presentes nessa reunião, com o organismo que gere o futebol profissional a alegar que, ainda em março, a diretora executiva Helena Pires, que tem o pelouro das competições, havia solicitado um encontro com o mesmo teor. Fontelas Gomes já fez saber que, dada a sensibilidade do tema, apenas pretende debatê-lo com Pedro Proença.