Fonseca foi o sétimo a cair nesta temporada

Fonseca foi o sétimo a cair nesta temporada

O Vitória de Setúbal inaugurou os despedimentos na I Liga, ao trocar José Mota por Couceiro, à oitava jornada. À 21ª ronda, foi a vez de os dragões mudarem

O treinador Paulo Fonseca foi, esta quarta-feira, vítima da sétima chicotada psicológica na edição 2013/2014 da I Liga, depois de abandonar o FC Porto, ao cabo de 21 jornadas.

O agora ex-técnico do FC Porto abandonou o Dragão depois de muita contestação dos adeptos, cenário que chegou a um ponto de rotura com o empate (2-2) de domingo em Guimarães, onde os tricampeões desperdiçaram uma vantagem de dois golos.

Como referiu o comunicado da SAD portista à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o cargo de treinador da equipa principal é assumido interinamente pelo técnico da equipa B, Luís Castro.

A saída de Paulo Fonseca segue-se à dupla chicotada, após a 20ª jornada do campeonato, com as demissões de Jesualdo Ferreira (Braga) e Henrique Calisto (Paços de Ferreira). Após a segunda passagem pelos arsenalistas, Jesualdo Ferreira foi substituído por Jorge Paixão, que deixou o Farense, da II Liga.

A 20ª ronda foi igualmente negativa para Henrique Calisto, despedido do Paços de Ferreira depois de ter sido goleado pelo Vitória de Setúbal por 4-0, abrindo as portas para o regresso de Jorge Costa ao futebol português. Esta foi a segunda chicotada pacense na presente temporada, depois de Costinha ter caído na oitava jornada.

O primeiro treinador a sair devido aos maus resultados foi José Mota, no Vitória de Setúbal, substituído, após a sétima jornada, por José Couceiro. Seguiram-se, na ronda seguinte, as saídas de Abel Xavier (Olhanense) e Costinha (Paços de Ferreira), rendidos por Paulo Alves e Henrique Calisto, respetivamente.

Após um interregno de seis jornadas, o chicote voltou a estalar à 14ª ronda, com o Olhanense fazer sair Paulo Alves para a entrada do italiano Giuseppe Galderisi.

Entretanto, o Belenenses viu-se obrigado a trocar de treinador, depois de o holandês Mitchell van der Gaag ter sido vítima de problemas cardíacos. Depois de algum tempo em que Van der Gaag comandou a equipa apenas nos treinos, Marco Paulo assumiu definitivamente os azuis do Restelo a 23 de janeiro, após o holandês decidir sair.

Mudanças de treinador na I Liga em 2013/14:

7ª jornada - Vitória de Setúbal: sai José Mota, entra José Couceiro

8ª jornada - Olhanense: Abel Xavier por Paulo Alves

Paços de Ferreira: Costinha por Henrique Calisto

14ª jornada - Olhanense: Paulo Alves por Giuseppe Galderisi (Itália)

20ª jornada - Braga: Jesualdo Ferreira por Jorge Paixão

Paços de Ferreira: Henrique Calisto por Jorge Costa

21ª jornada - FC Porto: Paulo Fonseca por Luís Castro (interino)