Esta terça-feira pode haver campeão: esta e outras contas do dia

Esta terça-feira pode haver campeão: esta e outras contas do dia
Redação com Lusa

Tópicos

Benfica obrigado a vencer o Vitória de Guimarães, equipa que ainda luta pela presença nas competições europeias.

O Benfica tem de vencer esta terça-feira em casa o Vitória de Guimarães para evitar a consagração do FC Porto como campeão nacional de futebol, em jogo da 32.ª jornada da I Liga.

Apenas uma vitória permite aos encarnados manter a luta pelo título, que está à distância de um ponto para o FC Porto, anfitrião do Sporting, na quarta-feira.

O Benfica, campeão em título, segue na segunda posição, com 68 pontos, menos oito do que os dragões, quando faltam três jogos para terminar o campeonato.

Apesar de entregar o título, um empate é suficiente para o Benfica confirmar o segundo lugar e o acesso à terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões de 2020/21, e abrir a vaga para o quinto colocado aceder à Liga Europa.

O Vitória de Guimarães, adversário dos encarnados e que soma 46 pontos, é um dos pretendentes a esta posição, na posse do Famalicão, que venceu na segunda-feira em casa do Vitória de Setúbal e abriu para seis pontos a vantagem sobre os vimaranenses, que estão obrigados a vencer para se manterem nesta corrida.

Também esta terça-feira em disputa vai estar a manutenção, com os embates dos aflitos Portimonense e Tondela frente a Boavista e Gil Vicente, respetivamente, formações que vão tentar tirar o melhor partido do desaire dos sadinos, que estão no 16.º posto, com 30 pontos.

Os tondelenses, 15.ºs colocados, com 30 pontos, visitam o já seguro Gil Vicente, nono, com 39, a partir das 21:30, depois de o Portimonense, 17.º e penúltimo, com 27, receber o também já a salvo Boavista, 12.º, com 38.

Antes, o Santa Clara, que assegurou a manutenção e segue no 11.º lugar, com 38, recebe o já despromovido Aves, lanterna vermelha, com 17.