As contas do título e da Champions: o que falta jogar a Sporting, FC Porto e Benfica

As contas do título e da Champions: o que falta jogar a Sporting, FC Porto e Benfica
André Morais

Tópicos

Equipa verde e branca está a dois pontos do título. Empate na Luz entre dragões e águias deixou os nortenhos mais próximos da fase de grupos da Champions.

Já fez mais sentido dizer que as contas do título se misturam com as da Liga dos Campeões.

É verdade que o líder Sporting ainda visita o Benfica, mas os leões até podem chegar à Luz já campeões.

Basta, para isso, que vençam terça-feira o Boavista. Se não o conseguirem, têm mais dois "match-points", precisamente o dérbi de Lisboa e a receção ao Marítimo, na última jornada. O favoritismo é tão grande que o Sporting até nem precisa de ganhar qualquer jogo. Bastam dois empates. E, num cenário mais otimista ainda para Rúben Amorim, basta que o FC Porto volte a ceder pontos. Se isso suceder já segunda-feira, com o Farense, então os verdes e brancos festejarão no sofá o fim de um jejum de 19 anos.

Matematicamente afastado do título desde quarta-feira, o Benfica faz agora contas ao segundo lugar. Para já precisa de fazer mais quatro pontos do que o FC Porto nas três jornadas que se seguem. Em igualdade no confronto direto, tem vantagem na diferença de golos, critério seguinte. Mas só se terminarem iguais, o que nesta altura não se afigura fácil.

O FC Porto "só" tem de vencer dois jogos e, no plano teórico, tem um calendário mais acessível: dois jogos em casa (Farense e Belenenses) e um fora (Rio Ave). As águias visitam o Nacional antes do dérbi e acabam em Guimarães. Em última instância, até pode já estar tudo resolvido.

Confira o que falta jogar a Sporting, FC Porto e Benfica na Liga NOS:

- Sporting: Boavista (C), Benfica (F) e Marítimo (C)

- FC Porto: Farense (C), Rio Ave (F) e Belenenses (C)

- Benfica: Nacional (F), Sporting (C) e V. Guimarães (F)