Marítimo 2019/20: tranquilidade é a meta e a Europa o sonho
Numa equipa com poucas saídas e com valor acrescentado, o técnico Nuno Manta é a aposta para pôr novamente o Caldeirão a ferver nas competições europeias
O Marítimo versão 2019/20 mantém uma base forte que transitou da época passada, à qual se juntam sete reforços e um novo treinador. Nuno Manta chega ao Funchal para abraçar aquele que será até agora o maior projeto e desafio da sua carreira. A SAD maritimista apostou no técnico para que, nesta temporada, os verde-rubros realizem um campeonato tranquilo, longe das aflições da época transata e com o sonho de alcançar as competições europeias e as finais das Taças. Para isso, os insulares reforçaram-se com sete jogadores capazes de ombrear - uns pelo que mostraram na pré-época, outros pelo currículo - com os melhores elementos que transitaram do anterior plantel. Exemplos disso são o avançado japonês Daizen Maeda, o central internacional sub-21 sérvio Dejan Kerkez e o antigo jogador do PSG Bambock, que têm tudo para ser presença assídua no onze. Numa pré-época com dez particulares (quatro vitórias, cinco empates e uma derrota), os madeirenses deixaram boas indicações, sendo possível vislumbrar que a coesão defensiva se mantém como um dos pontos fortes da equipa, que irá privilegiar a posse e a circulação de bola.
O JÓQUER
Maeda chegou do Japão para aumentar qualidade técnica e velocidade da equipa
Pela segunda vez na sua história, o Marítimo reforçou-se no mercado japonês. Desta feita, o jogador nipónico escolhido foi o atacante Daizen Maeda, em quem os responsáveis maritimistas depositam grandes esperanças, não só para ser uma mais-valia para o grupo orientado por Nuno Manta como também para contribuir na promoção além-fronteiras do emblema madeirense. Internacional pelo Japão, a promessa de 21 anos destaca-se por apresentar uma impressionante velocidade que, aliada à sua apurada técnica, promete fazer estragos tanto em vertiginosos contra-ataques como em jogadas ensaiadas pelos verde-rubros. Para além disso, conta ainda com faro para o golo, qualidades que em tempos fizeram com que fosse um potencial alvo do Barcelona, para reforçar a formação B catalã.
NÚMERO: 40
O Marítimo comemora esta época a sua 40.ª participação na I Liga e o objetivo passa por conseguir melhor do que o 11.º lugar de 2018/19, intrometendo-se na luta por um lugar de acesso às provas europeias.
PLANTEL 2019/20
Guarda-redes:
Charles (Marítimo)
Amir (Marítimo)
Pedro Mateus (Marítimo)
Defesas:
Nanú (Marítimo, LD)
Bebeto (Marítimo, LD)
Zainadine (Marítimo, DC)
Dejan Kerkez (Spartak Subotica, DC)
Douglas Grolli (Marítimo DC)
Lucas Áfrico (Marítimo, DC)
Rúben Ferreira (Marítimo, LE)
Fábio China (Marítimo, LE)
Médios:
René Santos (Marítimo, MD)
Bambock (Maccabi Petah Tikva, MD)
Josip Vukovic (Marítimo, MO)
Fabrício (Marítimo, MC)
Pedro Pelágio (Marítimo, M0)
André Teles (Marítimo, MO)
Jhon Cley (CSA, MO)
Avançados:
Jorge Correa (Marítimo, AD)
Edgar Costa (Marítimo, AD)
Erivaldo (Leixões, AD)
Daizen Maeda (Matsumoto Yamaga, AD)
Ruan Teles (Marítimo, AD)
Marcelinho (Londrina, AE)
Leandro Barrera (Marítimo, AE)
Getterson (Marítimo, AV)
Rodrigo Pinho (Marítimo, AV)
Leandro Cardoso (Marítimo, AV)
Luciano Nequecaur (Alebrijes, AV)
EQUIPA TÉCNICA:
Treinador Nuno Manta
Treinador adjunto José Lemos
Treinador de GR José Manuel
Preparador fisico Ricardo Henriques
Preparador fisico Mário Cardoso
PRÉ-TEMPORADA
TOP GOLOS
Getterson 5
Correa, Marcelinho, Rodrigo Pinho, Zainadine, Erivaldo, Ruan Teles e Pelágio 1
MAIS PRESENÇAS NO ONZE TITULAR
Zainadine, Dejan Kerkez, Rúben Ferreira, Fábio China, Fabrício e René 9
Douglas Grolli, Vukovic, Jhon Cley, Correa, Edgar Costa, Barrera, Getterson e Rodrigo Pinho 8