Defendi será titular no Famalicão-FC Porto: "É muito experiente"

Defendi será titular no Famalicão-FC Porto: "É muito experiente"

Guarda-redes sabe que deverá ser titular com o FC Porto, pois Vaná, emprestado, não joga

Há pelo menos um jogador que sabe que muito provavelmente irá ser titular daqui a sensivelmente uma semana, quando o Famalicão receber o FC Porto (dia 3, 21h15), no regresso do campeonato. Trata-se de Rafael Defendi, guarda-redes que se prepara para aproveitar a ausência de Vaná, que não pode jogar por estar emprestado pelos dragões.

O brasileiro está há quase quatro meses sem competir, pois a última partida que efetuou data de 8 de fevereiro, quando o "Fama" foi atropelado em casa, por 7-0, pelo V. Guimarães. Os famalicenses disputaram mais cinco encontros depois desse desaire, sempre com Vaná como titular, antes de a covid-19 parar o futebol. O capitão do "Vila Nova" até começou a temporada como titular, tendo sido opção inicial em 15 das primeiras 16 jornadas da Liga, mas perdeu a titularidade quando foi expulso no primeiro minuto do triunfo (1-0) no Bessa, diante do Boavista.

Rui Correia, antigo guardião de clubes como FC Porto e Braga e agora treinador de guarda-redes, considera que Defendi poderá sentir "alguma falta de ritmo". "Acredito que o Defendi estará fisicamente preparado. É normal que possa sentir pequenas dificuldades de adaptação ao encontro, mas estamos a falar de um guarda-redes muito experiente que as conseguirá ultrapassar", explica. "Acima de tudo, a ausência de público é que é diferente e a confiança para lidar com isto será essencial".

Apesar de a partida poder conter mais trabalho para Defendi, Rui Correia não acredita que a preparação mude. "Podemos alterar se o adversário for mais forte numa ou noutra situação, mas diariamente não há grandes mudanças".