Ivo Vieira contra o FC Porto: poucos treinadores se gabam deste registo

Ivo Vieira contra o FC Porto: poucos treinadores se gabam deste registo
Miguel Gouveia Pereira

Tópicos

Em quatro partidas diante do FC Porto, o treinador canarinho venceu por duas ocasiões.

São poucos os treinadores da I Liga que se podem gabar de um registo tão positivo contra o FC Porto como Ivo Vieira. O técnico do Estoril guarda excelentes recordações dos dragões, clube diante do qual viveu um dos melhores momentos da carreira, quando liderou o Marítimo à final da Taça da Liga em 2015.

Os números são claramente favoráveis ao treinador de 42 anos. Em quatro jogos perante o próximo adversário dos estorilistas, Ivo Vieira regista dois triunfos, um empate e uma derrota.

A primeira vitória surgiu na temporada 2014/15, numa meia-final da Taça da Liga. No comando do Marítimo, o atual treinador do Estoril triunfou em casa, por 2-1, apurando o clube madeirense pela primeira vez para a final da competição. Na época seguinte, Ivo Vieira voltou a ferir o FC Porto na mesma prova, com uma vitória em pleno Estádio do Dragão (3-1). Pelo meio, houve um empate para o campeonato nos Barreiros (1-1). A única derrota perante os portistas foi fora de portas e aconteceu na temporada 2011/12, ao comando do Nacional (5-0).

Apesar deste bom registo, nenhum dos triunfos obtidos sobre o FC Porto foi para a I Liga, algo que Ivo Vieira vai tentar corrigir ao serviço do Estoril. A missão será difícil, dadas as várias baixas, entre elas o lateral-direito Fernando Fonseca, que está quase recuperado de uma lesão na coxa direita, mas que não é opção por estar emprestado, precisamente, pelos dragões.