Sport TV reage em comunicado às acusações do Braga

Sport TV reage em comunicado às acusações do Braga

Estação televisiva foi acusada pelo clube minhoto de "iludir os telespectadores e os elementos do VAR".

A Sport TV reagiu esta quinta-feira às acusações tecidas pelo Braga em carta aberta, publicada na quarta-feira, a propósito da arbitragem do jogo entre os minhotos e o FC Porto, referente à segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, que terminou empatado a uma bola.

O clube arsenalista acusou a estação televisiva de iludir os "telespectadores e os elementos designados para a função do VAR, ao disponibilizar uma linha aplicada numa câmara em ângulo impróprio e que induziu em erro os vários analistas". A Sport TV, por sua vez, assegura que "entrega na Cidade do Futebol, sem quaisquer condicionantes, os sinais vídeo e áudio da totalidade das câmaras usadas nas filmagens dos jogos da Liga NOS para serem analisados pelo VAR".

"Por esse facto a Cidade do Futebol recebe a totalidade das imagens disponíveis, incluindo mesmo aquelas que não são usadas na emissão dos jogos, nos canais Sport TV, que chega à casa dos nossos clientes", acrescenta o canal, que refere que "não faz pois nunca sentido considerar que um qualquer elemento gráfico usado na transmissão da Sport TV possa influenciar as decisões de uma equipa de arbitragem pelo facto destes elementos não estarem presentes nas imagens entregues à Cidade do Futebol para efeitos do VAR".

Leia o comunicado da Sport TV na íntegra:

"A SPORT TV entrega na Cidade do Futebol, sem quaisquer condicionantes, os sinais vídeo e áudio da totalidade das câmaras usadas nas filmagens dos jogos da Liga NOS para serem analisados pelo VAR.

Por esse facto a Cidade do Futebol recebe a totalidade das imagens disponíveis, incluindo mesmo aquelas que não são usadas na emissão dos jogos, nos Canais SPORT TV, que chega à casa dos nossos clientes.

Esses sinais são enviados, isoladamente dos estádios para a Cidade do Futebol, em direto, sem qualquer grafismo, tratamento editorial ou qualquer outra intervenção por parte das equipas da SPORT TV. Não faz pois nunca sentido considerar que um qualquer elemento gráfico usado na transmissão da SPORT TV possa influenciar as decisões de uma equipa de arbitragem pelo facto destes elementos não estarem presentes nas imagens entregues à Cidade do Futebol para efeitos do VAR.

A SPORT TV utiliza nas suas transmissões as ferramentas gráficas mais desenvolvidas que existem, com o único objetivo de permitir aos seus subscritores o melhor entendimento do jogo.

Ainda que as dinâmicas de realização de uma transmissão em direto possam limitar o uso destas ferramentas, considera a SPORT TV que na larga maioria dos casos estas ajudam a clarificar situações de jogo."