Diferença de milhões não anula otimismo do Braga

Diferença de milhões não anula otimismo do Braga
Pedro Marques Costa

Tópicos

Na última época, o clube alemão gerou receitas quase quatro vezes superiores aos arsenalistas. Braga só não foi esmagado no valor recebido com a transferência de jogadores...

No dia em que a maioria dos clubes portugueses reuniu-se para debater, entre outras questões, a diferença de rendimentos na comparação com os três grandes. O Hoffenheim revelou o seu relatório e contas relativo à última época, no qual garantiu 111 milhões de euros em receitas, um valor substancialmente superior ao apresentado pelo Braga (31,3 milhões) no seu último exercício contabilístico. A título de exemplo, só as receitas televisivas do clube alemão (37 milhões) chegam para bater os rendimentos globais da SAD do Braga que, diga-se, apresentou, em 2016/17, um registo sem precedentes na sua história.

Mesmo assim, as diferenças nos orçamentos dos dois clubes são enormes em todos os parâmetros avaliados, com exceção das receitas provenientes da venda de jogadores. Neste caso, e depois de terem garantido 15,6 milhões de euros no último exercício, os arsenalistas só ficam a perder para o Hoffenheim por... metade. Nada mau, tendo em consideração as diferenças apresentadas no valor das receitas de bilheteira, patrocínios e publicidade.

No entanto, e como ficou provado no jogo da primeira volta, os milhões, por si só, não garantem vitórias...