Braga precisa de fazer história para seguir na Liga Europa

Braga precisa de fazer história para seguir na Liga Europa
Redação com Lusa

Tópicos

Emblema minhoto nunca conseguiu dar a volta a uma eliminatória das taças europeias depois de uma derrota em casa.

O Braga nunca conseguiu dar a volta a uma eliminatória das taças europeias depois de uma derrota em casa, cenário que vai enfrentar na quinta-feira pela sétima vez.

Depois do 0-2 na receção à Roma, na primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, os arsenalistas têm, assim, que fazer história para chegar aos "oitavos", sendo que só por uma vez ameaçaram concretizar uma reviravolta.

Na época 2011/12, sob o comandado de Leonardo Jardim, os bracarenses começaram os 16 avos de final da Liga Europa também com uma derrota por 2-0, então face ao Besiktas, curiosamente liderada por Carlos Carvalhal, atual técnico dos minhotos.

Tomas Sivok, aos 37 minutos, e Simão Sabrosa, aos 58, apontaram os tentos da formação turca, que teve no onze mais dois internacionais AA lusos, o médio Manuel Fernandes e o extremo Ricardo Quaresma, substituído, aos 66, por Hugo Almeida.

Na segunda mão, em Istambul, em 23 de fevereiro de 2012, os arsenalistas justificaram o porquê de terem sido finalistas vencidos na época anterior - 0-1 com o FC Porto -, mas o golo do brasileiro Lima, aos 25 minutos, foi insuficiente.

Ainda assim, esta foi a única vez em que o Braga, depois de perder em casa na primeira mão, esteve perto - ou pelo sonhou - com a reviravolta, já que, nas restantes cinco, a formação minhota voltou a perder fora.

Os ingleses do Tottenham foram carrascos dos arsenalistas em duas ocasiões: em 1984/85, na primeira ronda da Taça UEFA, ganharam em Braga por 3-0 e em White Hart Lane por 6-0 e, em 2006/07, nos oitavos de final da mesma prova, somaram dois 3-2.

As outras equipas que venceram em Braga na primeira mão foram os também ingleses do West Bromwich, em 1978/79 (2-0 fora e 1-0 em casa), os suecos do Elfsborg, em 2009/10 (2-1 e 2-0) e os ucranianos do Shakhtar Donetsk, em 2015/16 (2-1 e 4-0).

O encontro entre Roma e Braga, da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa, realiza-se na quinta-feira, às 20h00 (de Lisboa), no Estádio Olímpico da capital italiana.