Braga é o novo grande

Há quatro anos que não havia três representantes portugueses na prova milionária. Em 2006/07 e em 2007/08, foram os três ditos grandes. Desta vez, há um novo emblema na elite lusa. Conheça o sorteio

O Braga juntou-se, hoje, a FC Porto e Benfica na fase de grupos da Liga dos Campeões, ao eliminar a Udinese no "play-off", formando pela terceira vez um trio luso na prova milionária. A qualificação garante aos bracarenses um encaixe financeiro de 8,6 milhões de euros. O sorteio

Como em 2006/2007 e em 2007/2008 - então, através dos três grandes -, Portugal volta a ter três equipas na principal prova europeia de clubes. Desta vez, porém, a elite lusa tem um novo representante, o emblema bracarense, que estará, pela segunda vez, na principal competição de clubes da UEFA

O FC Porto vai partir para o sorteio de sexta-feira no Pote 1, juntamente com a maior parte dos gigantes europeus, enquanto o Benfica e o Braga, pela segunda vez na Champions, após a presença de 2010/2011, integram o Pote 2.

Os dragões já sabem que não defrontarão Chelsea, FC Barcelona, Manchester United, Bayern Munique, Real Madrid, Arsenal e AC Milan.

Por seu lado, encarnados e arsenalistas não terão pela frente Valência, Shakhtar Donetsk, Zenit St. Petersburgo, Schalke 04, Manchester City e uma sexta equipa, que, em princípio, será o Dínamo de Kiev, mas também pode ser o Olympiakos.

No Pote 3, são certas as presenças de Ajax, Anderlecht e Juventus, enquanto no Pote 4 estão confirmados BATE Borisov, Dínamo Zagreb, Málaga, Montpellier e Nordsjaelland.

Apurados também já estão o Olympiakos (pote 2 ou 3), Paris Saint-Germain (3 ou 4), Galatasaray (3 ou 4) e Borussia Dortmund (3 ou 4).

As decisões finais serão conhecidas após os cinco últimos embates da segunda "mão" do "play-off", marcados para as 19:45 de quarta-feira.

Equipas já definidas para o sorteio da fase de grupos da edição 2012/13 da Liga dos Campeões

Pote 1

Chelsea (Inglaterra)

FC Barcelona (Espanha)

Manchester United (Inglaterra)

Bayern Munique (Alemanha)

Real Madrid (Espanha)

Arsenal (Inglaterra)

FC PORTO (PORTUGAL)

AC Milan (Itália)

Pote 2

Valência (Espanha)

BENFICA (PORTUGAL)

Shakhtar Donetsk (Ucrânia)

Zenit St. Petersburgo (Rússia)

Schalke 04 (Alemanha)

Manchester City (Inglaterra)

SPORTING DE BRAGA (PORTUGAL)

Pote 3

Ajax (Holanda)

Anderlecht (Bélgica)

Juventus (Itália)

Pote 4

BATE Borisov (Bielorrússia)

Dínamo Zagreb (Croácia)

Málaga (Espanha)

Montpellier (França)

Nordsjaelland (Dinamarca)