Steven Vitória e o segredo dos penáltis

Steven Vitória e o segredo dos penáltis

O reforço do Benfica fez golo nas nove vezes em que esteve na marca de penálti. Em março, em vésperas de um Sporting-FC Porto, mostrou a O JOGO como Van Wolfswinkel e Jackson Martínez deviam fazer...

O JOGO convidou Steven Vitória, nas vésperas do Sporting-FC Porto, a explicar a receita e a dar dicas aos colegas de profissão. Mas, apesar da eficácia da marca dos 11 metros, Steven foi cauteloso a revelar a fórmula, porque não queria que os seus gestos técnicos fossem escrutinados pelos adversários e, dessa forma, desperdiçar uma das armas em campo. "É uma mistura de trabalho e máxima confiança naquele momento decisivo. A minha forma de rematar não vou revelar. Gosto mesmo é quando a bola balança na rede! Posso dizer que é uma responsabilidade muito grande. Quando alguém falha, como tem acontecido com outros, é importante não esquecer que do outro lado está também um guarda-redes e há alguns que são muito bons a defender penáltis. Pode dar para um lado e para o outro, felizmente, no meu caso, tem dado mais para o meu", explicava, na altura, o central.

Steven admitiu ainda que, muitas vezes, teve sorte. "Houve um penálti fundamental, talvez dos piores que eu bati, com o Belenenses. Consegui fazer golo, embora o guarda-redes quase tenha defendido", recorda. Com o Sporting também esteve quase a perder o lance: "Marquei um contra Rui Patrício e por pouco ele não defendia. Ainda tocou na bola..."

Steven Vitória junta-se agora ao Benfica. Cardozo, o especialista dos encarnados na marcação de penáltis, não tem ainda a continuidade assegurada.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.