Simão Sabrosa: "O Benfica vai querer vencer a Taça da Liga"

Simão Sabrosa: "O Benfica vai querer vencer a Taça da Liga"
Redação com Lusa

Tópicos

O atual líder da Liga Bwin foi o único "grande" sorteado apenas com clubes da II Liga.

O Benfica, recordista de êxitos na Taça da Liga, vai valorizar a próxima edição da prova, cuja primeira fase decorrerá em pleno Mundial de 2022, defendeu esta sexta-feira Simão Sabrosa, diretor para as relações internacionais do clube encarnado.

Vencedor em 2008/09, 2009/10, 2010/11, 2011/12, 2013/14, 2014/15 e 2015/16, o atual líder da Liga Bwin foi o único "grande" sorteado apenas com clubes da II Liga, juntando-se no grupo C a Estrela da Amadora, Penafiel e Moreirense, que ganhou a prova em 2016/17.

"O Benfica sempre valorizou esta competição e este ano não fugirá à regra. É um grupo difícil. Olhando para o formato, não sabemos ainda as dificuldades que iremos encontrar, no sentido em que muitos atletas vão estar no Mundial. O clube está habituado a jogar todas as competições e irá encontrar as melhores soluções para se apresentar na melhor força possível. O Benfica vai querer vencer esta competição", observou Simão Sabrosa.

O diretor para as relações internacionais do Benfica falava aos jornalistas após o sorteio da primeira fase da Taça da Liga, que decorreu na sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), no Porto, com representantes de 27 dos 34 emblemas envolvidos.

Se o Sporting, atual detentor do troféu, num total de quatro êxitos, ficou inserido no grupo B, com os também primodivisionários Marítimo e Rio Ave e o secundário Farense, o Braga, vencedor em 2012/13 e 2019/20, foi sorteado ao lado de Paços de Ferreira e Casa Pia, ambos da I Liga, e do Trofense, do segundo escalão, na poule D.

Já o FC Porto, que nunca conquistou a prova mais jovem do futebol profissional nacional, medirá forças no grupo A com Vizela e Chaves, da I Liga, e Mafra, da II.

O evento realizado no auditório João Aranha determinou ainda a composição dos grupos E (Gil Vicente, Portimonense, Nacional e Covilhã), F (Vitória de Guimarães, Boavista, B SAD e Vilafranquense), G (Santa Clara, Arouca, Feirense, Leixões e Oliveirense) e H (Famalicão, Estoril, Tondela, Académico de Viseu e Torreense).

A primeira fase da 16.ª edição da Taça da Liga tem seis grupos de quatro equipas e dois com cinco, dispersando 18 clubes da I Liga e 16 da II Liga por 56 jogos, que vão decorrer entre 18 de novembro e 17 de dezembro, em plena fase final do Mundial'2022, no Catar.

Os vencedores dessas oito poules defrontam-se em jogo único nos quartos de final, de 20 a 23 de dezembro, antecedendo a final four, prevista para ser realizada pela terceira temporada consecutiva no Estádio Municipal de Leiria, entre 24 e 28 de janeiro de 2023.