Líder da Luz tem definida internamente a intenção de se aproximar o mais possível às exigências do lateral canhoto. Defesa espanhol já demonstrou interesse em manter-se no Benfica, mas a cobiça pela sua contratação a custo zero é numerosa. Apesar disso, o principal responsável encarnado acredita no acordo.
Corpo do artigo
Roger Schmidt pediu à SAD para segurar Grimaldo, o presidente Rui Costa vai mesmo fazer tudo para conseguir amarrar o lateral-esquerdo ao Benfica. Aliás, e segundo O JOGO apurou, o líder dos encarnados já admite inclusivamente ir muito mais longe do que tinha inicialmente definido em termos de proposta salarial (e de prémio de assinatura) para convencer o jogador de 27 anos a recusar todas as (inúmeras) abordagens que tem tido.
As negociações entre as partes decorrem há vários meses, mas tudo mudou nos últimos dias, sobretudo depois de a nível interno, e com o peso da opinião do treinador, ter sido admitido que a SAD poderá abrir os cordões à bolsa para se aproximar das pretensões de Grimaldo, que colocou a fasquia salarial bem acima dos pouco mais de dois milhões de euros definidos na Luz como teto máximo nos vencimentos dos jogadores. Porém, o lateral também tem manifestado abertura para ir de encontro às possibilidades do Benfica, numa gestão dependente de um superior montante de prémio de assinatura, que compense o corte na expectativa salarial.
Tendo consciência que a contratação de um jogador da qualidade de Grimaldo, para além da incerteza na adaptação, poderá acarretar custos muitos elevados - Kerkez, do AZ Alkmaar, é um alvo apontado já acima dos 15 milhões de euros -, Rui Costa tudo fará no sentido de convencer o canhoto a manter-se num clube que representa há mais de sete temporadas.
A avaliação de Schmidt foi decisiva, dado que o treinador tem destacado o facto de ser o único no plantel com apetência para a marcação de livres diretos, somando ainda assistências. Neste particular, já vai na décima da época, obtida frente ao Brugge, igualando... Porro (ex-Sporting agora no Tottenham) e Clauss (Marselha) na lista dos laterais com mais passes para golo nas dez principais ligas europeias.
Nos pré-convocados de Espanha
Grimaldo ainda aguarda pelo jogo de estreia ao serviço da seleção espanhola, mas o bom momento que atravessa na época em curso tem ganho expressão mediática fora de Portugal e pode permitir ao jogador riscar, em breve, mais esse desejo da sua lista pessoal. O canhoto dos encarnados terá o seu nome na lista de pré-convocados do selecionador Luis de la Fuente, com vista aos jogos com a Noruega e a Escócia, agendados para os dias 25 e 28 deste mês. A notícia foi avançada pelo portal "Relevo", acrescentando que o camisola 3 das águias foi treinado precisamente por De la Fuente antes de ingressar no Benfica, em 2015/16, quando se tornou internacional pelos sub-19 do seu país.